Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Nikki Haley pode anunciar candidatura à Casa Branca já este mês

A antiga embaixadora durante a presidência de Trump deverá ser a primeira adversária do antigo presidente para a nomeação pelo Partido Republicano.

Nikki Haley pode anunciar candidatura à Casa Branca já este mês

O Partido Republicano poderá ter uma segunda pessoa na corrida à nomeação para a Casa Branca, com a NBC a avançar que a antiga embaixadora norte-americana nas Nações Unidas, Nikki Haley, deverá anunciar a sua candidatura no dia 15 de fevereiro.

Haley, vista há alguns anos como uma das principais figuras no futuro dos conservadores norte-americanos, tem sido apontada pela imprensa dos Estados Unidos como uma possível candidata republicana, a par do atual governador da Flórida, Ron DeSantis, e do antigo vice-presidente, Mike Pence.

Segundo a NBC News, a antiga embaixadora na Organização das Nações Unidas (ONU) e antiga governadora da Carolina do Sul vai organizar um evento no próximo dia 15 de fevereiro, no seu estado natal, prevendo-se que o anúncio seja feito nessa altura.

A televisão norte-americana confirmou o plano com três fontes do evento, sendo que os convites à imprensa devem começar a chegar esta quarta-feira.

Caso aconteça, Nikki Haley tornar-se-ia na segunda candidata oficial e na primeira adversária de Donald Trump, que anunciou que pretendia voltar à Casa Branca no final de 2022.

Haley tem uma relação peculiar com Trump, tendo sido nomeada pelo antigo presidente para liderar a missão diplomática na ONU. Entre janeiro de 2017 e dezembro de 2018, Haley fez parte da administração de Trump e, apesar de algumas críticas pontuais, tem-se mantido elogiosa quanto ao seu anterior patrão.

No início do mês, numa entrevista à Fox News, a ex-embaixadora sugeriu mesmo que o país "precisa de ir numa nova direção", contrária à de Trump, que já esteve na presidência. "Acho que consigo ser essa líder", afirmou.

O antigo presidente dos Estados Unidos arrancou no passado fim de semana os comícios de promoção da campanha, precisamente na Carolina do Sul, mas o POLITICO e a CNN Internacional noticiaram que o apoio por Trump está claramente a desvanecer-se. Depois de um anúncio de candidatura que aborreceu muitos comentadores políticos e apoiantes, habituados aos discursos inflamados do bilionário, o antigo líder tem tido dificuldades em angariar donativos e só juntou perto de 10 milhões de euros no primeiro mês de campanha.

Leia Também: Trump abre campanha para 2024 com promessa de que Biden não será reeleito

Recomendados para si

;
Campo obrigatório