Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

EUA recolhe 22 mil quilos de salsichas contaminadas com listeriose

O produto foi produzido entre maio e novembro do ano passado, e tem sido vendido até janeiro, havendo a possibilidade de vários consumidores terem as salsichas contaminadas no seu frigorífico.

EUA recolhe 22 mil quilos de salsichas contaminadas com listeriose
Notícias ao Minuto

13:20 - 31/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Carne

A autoridade norte-americana que supervisiona o controlo alimentar anunciou, no domingo, que ia recolher mais de 22 mil quilos de carne, especialmente salsichas prontas a comer, devido a uma possível contaminação com a bactéria da listeriose.

Em comunicado, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, através da agência de Segurança Alimentar e Serviço de Inspeção (FSIS, na sigla em inglês), anunciou que os produtos de carne poderão ter sido adulterados com a bactéria, tendo descoberto o problema "durante uma inspeção de rotina às atividades".

"A FSIS descobriu o problema durante uma inspeção de rotina às atividades, quando a 'listeria monocytogenes' foi encontrada em superfícies onde o produto esteve em contacto", disse a agência, citada pela ABC News.

Os produtos incluídos no processo foram produzidos entre os dias 23 de maio e 25 de novembro de 2022, tendo sido vendidos por todo o mundo até ao dia 17 de janeiro de 2023.

A autoridade demonstrou ainda a sua preocupação com o facto de "algum do produto estar nos frigoríficos dos consumidores".

"Apela-se aos consumidores que compraram estes produtos que não os consumam. Devem ser deitados ao lixo ou devolvidos ao local de compra", acrescentou.

Apesar do aviso perentório, o governo norte-americano não confirmou quaisquer reações adversas ao consumo destas salsichas.

A listeria é uma bactéria que provoca a listeriose, uma doença. Segundo o site do SNS24, esta trata-se de uma infeção, "cuja transmissão está associada à ingestão de alimentos contaminados". "Geralmente, a doença não é difícil de tratar e a infeção pode até desaparecer sem tratamento. No entanto, para alguns grupos, a contaminação por esta bactéria pode representar um risco maior e provocar efeitos da doença mais graves".

Entre os sintomas está a possível ocorrência de febre, calafrios, náuseas, vómitos, diarreia e dores musculares.

Leia Também: ASAE apreende meia tonelada de carne imprópria para consumo em Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório