Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Secretário de Estado dos EUA pede calma a palestinianos e israelitas

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, apelou esta segunda-feira à calma entre israelitas e palestinianos e ao desanuviamento das tensões, em declarações na capital do Egito antes duma deslocação a Jerusalém e a Ramallah.

Secretário de Estado dos EUA pede calma a palestinianos e israelitas
Notícias ao Minuto

12:23 - 30/01/23 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

No quadro de violência que se regista na cidade de Jerusalém e nos territórios palestinianos ocupados por Israel, Blinken pediu o abrandamento das tensões.

As declarações do secretário de Estado norte-americano ocorreram na presença do homólogo, Sameh Choukri e do chefe de Estado do Egito, Abdel Fattah al-Sissi. 

As forças militares israelitas mataram esta segunda-feira a tiro um jovem palestiniano na cidade de Hebron, na Cisjordânia ocupada, anunciou o Ministério da Saúde palestiniano.

Com a ação de hoje, ascende a 35 o número de palestinianos mortos por tropas israelitas desde o princípio do ano.

O jovem morto, de 26 anos, foi identificado como Nasim Nayef Salman Abu Fouda.

Segundo a agência de notícias oficial palestiniana Wafa, Abu Fouda morreu após as forças israelitas terem disparado contra o carro em que seguia, junto a um controlo militar no centro de Hebron, sul da Cisjordânia.

A violência agravou-se na última quinta-feira quando uma operação militar de Israel no campo de refugiados de Jenin, no norte da Cisjordânia, levou a intensos confrontos que provocaram a morte de dez palestinianos.

Foi o confronto mais mortal na Cisjordânia - ocupada pelos israelitas desde 1967 - nos últimos anos.

Na sexta-feira passada, um ataque levado a cabo por um cidadão palestiniano num colonato judeu em Jerusalém Oriental provocou a morte de sete pessoas, na ação mais mortal contra israelitas em mais de uma década.

Leia Também: Forças israelitas matam palestiniano em Hebron

Recomendados para si

;
Campo obrigatório