Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Itália. Protesto de apoio a líder anarquista em greve de fome há 102 dias

As forças da ordem italianas detiveram mais de 40 pessoas após um protesto violento no sábado à noite num bairro de Roma, onde um grupo de manifestantes desfilou em apoio ao líder anarquista Alfredo Cospito, em greve de fome.

Notícias ao Minuto

15:54 - 29/01/23 por Lusa

Mundo Itália

De acordo com a imprensa local, os manifestantes em Roma tentaram forçar os cordões policiais e danificaram jardins e veículos estacionados na rua.

Na sexta-feira registaram-se ataques a instalações diplomáticas de Itália em Berlim, onde um incêndio danificou um carro de um funcionário, e em Barcelona, onde o consulado italiano apareceu vandalizado com inscrições anarquistas e frases de apoio a Cospito.

A vaga de protestos coincide com a deterioração do estado de saúde do líder anarquista italiano Alfredo Cospito, que cumpre uma pena de 20 anos de prisão por vários delitos, incluindo um atentado sem vítimas perpetrado em 2006.

Cospito está em greve de fome há 102 dias em protesto contra o regime de isolamento a que se encontra submetido e esta semana um responsável pela fiscalização das condições das pessoas privadas de liberdade, Mauro Palma, disse que a sua situação é "grave".

Segundo uma delegação que o visitou na semana passada, Cospito, de 55 anos, perdeu 40 quilos desde que iniciou o protesto.

A sua principal exigência é o fim do isolamento a que está sujeito desde maio passado, sem possibilidade de visitas e com contactos muito limitados com outros reclusos, um regime criado para casos excecionais ligados à máfia.

Este regime foi-lhe aplicado após ter sido condenado, quando já estava na prisão por outros delitos, por um atentado "com caráter terrorista" em frente a uma escola da polícia em Turim, que não provocou vítimas.

Leia Também: Mais um manifestante morto em confrontos no Peru. Total é já de 65

Recomendados para si

;
Campo obrigatório