Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

"Violação grave". Sunak demite presidente do Partido Conservador

Em causa está uma investigação aos registos fiscais de Zahawi, que mostrou uma “violação grave do Código Ministerial”. 

"Violação grave". Sunak demite presidente do Partido Conservador
Notícias ao Minuto

10:22 - 29/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, demitiu, este domingo, o presidente do Partido Conservador, Nadhim Zahawi. Segundo a imprensa britânica, em causa está uma investigação aos registos fiscais de Zahawi, que mostrou uma “violação grave do Código Ministerial”. 

“Após a conclusão da investigação do consultor independente - cujos resultados partilhou connosco - é evidente que houve uma grave violação do código ministerial”, afirmou Sunak numa carta enviada a Zahawi, citada pela Sky News.

“Como resultado, informei-o da minha decisão de o afastar do seu cargo no governo de Sua Majestade”, acrescentou.

Segundo a Sky News, um novo presidente do Partido Conservador não deverá ser nomeado este domingo.

Na semana passada, Sunak ordenou uma investigação urgente à questão das declarações fiscais de Nadhim Zahawi, que é também ministro sem pasta no Executivo.

Zahawi admitiu ter pago uma multa à administração tributária, HM Revenue and Customs (HMRC), após ter sido detetado um erro fiscal, que descreveu como "involuntário". 

De acordo com o jornal The Guardian, Zahawi concordou em liquidar uma dívida pendente com uma sobretaxa de 30%, pela qual pagou um total de 4,8 milhões de libras (5,47 milhões de euros), referente à empresa de sondagens YouGov, que fundou em 2000.

Foi quando se tornou ministro das Finanças no verão passado, cargo que ocupou entre julho e setembro, que, segundo explicou, "surgiram questões" sobre os seus "assuntos fiscais", particularmente sobre as ações da sua empresa que eram detidas pelo seu pai.

[Notícia atualizada às 10h30]

Leia Também: Reino Unido. ONU acusa com sinais de racismo institucional e sistémico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório