Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Berlusconi condenado a pagar 50 mil euros a ex-procurador por difamação

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi foi esta sexta-feira condenado a pagar 50 mil euros de indemnização por difamar um ex-procurador num julgamento por corrupção.

Berlusconi condenado a pagar 50 mil euros a ex-procurador por difamação
Notícias ao Minuto

23:06 - 27/01/23 por Lusa

Mundo Itália

O processo em causa envolvia o antigo chefe do Governo de Itália e o seu antigo advogado britânico David Mills. O também líder do partido Força Itália (FI) era suspeito de ter adquirido falsos depoimentos por 600 mil euros a Mills nos anos de 1990.

O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou um recurso de Berlusconi contra uma sentença civil para indemnizar o ex-procurador Milan Guido Robledo com 50.000 euros por danos por difamação, de acordo com o estabelecido pelo Tribunal da Relação de Brescia em 2020.

Os factos remontam a 2006 quando, durante uma conferência de imprensa, Berlusconi acusou os procuradores do processo de Mills de se recusarem a "cumprir a rogatória adequada" nas Bahamas, que segundo o próprio os teria negado, e os definiu como "magistrados indignos que conspiram contra o primeiro-ministro com dinheiro italiano em plena campanha eleitoral".

Mills foi acusado de lavagem de dinheiro e alegada fraude fiscal com a envolvência do ex-primeiro-ministro; o italiano foi condenado em primeira instância e em recurso, mas a condenação foi anulada pelo Supremo Tribunal de Justiça sob o estatuto de limitações.

Leia Também: "Se ganharmos a um grande levo um camião de prostitutas para o balneário"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório