Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Ataque em sinagoga de Jerusalém faz pelo menos sete mortos

O atirador foi morto pelas autoridades israelitas. É o ataque mais mortífero em solo israelita em vários anos.

Notícias ao Minuto

19:17 - 27/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Israel

Pelo menos sete pessoas morreram e várias outras ficaram feridas depois de um tiroteio no interior de uma sinagoga em Jerusalém, anunciaram, esta sexta-feira, os serviços de emergência israelitas.

Segundo avançam as autoridades, citadas pela Sky News, o atirador foi alvejado e morto pela polícia. O tiroteio ocorreu no bairro de Neve Yaakov, acrescenta a ABC News.

O serviço de emergência de Israel, o Magen David Adom, anunciou que dois dos feridos estão em estado crítico, um está em estado grave, outro em estado "moderado a sério" e o quadro clínico do quinto ferido é considerado leve.

Numa nova atualização, a polícia israelita declarou o atirador como "terrorista" e anunciou o aumento no número de mortos para sete. 

Já o ministério dos Negócios Estrangeiros refere que há cerca de dez feridos a serem assistidos pelas autoridades.

O ataque surge um dia depois de o exército israelita ter morto nove palestinianos em operações em Jenin, na Cisjordânia. Um décimo cidadão palestiniano foi morto em Jerusalém.

Por consequência, esta sexta-feira ficou marcada por protestos pelos palestinianos na Faixa de Gaza contra a ocupação de Israel. Durante a noite passada, foram também lançados 'rockets' a partir do pequeno enclave, mas foram intercetados pela defesa antiaérea israelita.

Este é um dos mais graves ataques em Israel. Segundo os dados do ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, é o maior número de mortos em vários anos, com o maior ataque dos últimos anos a ser registado em Bne Brak, a 29 de março de 2022, no qual morreram cinco pessoas.

A polícia israelita já anunciou que o suspeito é de nacionalidade palestiniana e declarou o ataque como "sério", e as autoridades palestinianas ainda não comentaram o incidente.

Em 2022, morreram mais de 150 palestinianos devido a ações policiais pelas forças de segurança israelitas, sendo esse um dos anos mais mortíferos para o povo palestiniano nas zonas ocupadas por Israel. Do lado israelita, morreram cerca de 20 pessoas em ataques palestinianos.

[Notícia atualizada às 21h12]

Leia Também: Israel e Palestina "preparados" para eventual escalada de violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório