Procurar

Ataque em sinagoga de Jerusalém faz pelo menos sete mortos

O atirador foi morto pelas autoridades israelitas. É o ataque mais mortífero em solo israelita em vários anos.

Ataque em sinagoga de Jerusalém faz pelo menos sete mortos Ataque em sinagoga de Jerusalém faz pelo menos sete mortos
Anterior Seguinte
Galeria

5 Fotos

© Getty Images

Notícias ao Minuto
27/01/2023 19:17 ‧ há 2 anos por Notícias ao Minuto

Mundo

Israel

Pelo menos sete pessoas morreram e várias outras ficaram feridas depois de um tiroteio no interior de uma sinagoga em Jerusalém, anunciaram, esta sexta-feira, os serviços de emergência israelitas.

Segundo avançam as autoridades, citadas pela Sky News, o atirador foi alvejado e morto pela polícia. O tiroteio ocorreu no bairro de Neve Yaakov, acrescenta a ABC News.

O serviço de emergência de Israel, o Magen David Adom, anunciou que dois dos feridos estão em estado crítico, um está em estado grave, outro em estado "moderado a sério" e o quadro clínico do quinto ferido é considerado leve.

Numa nova atualização, a polícia israelita declarou o atirador como "terrorista" e anunciou o aumento no número de mortos para sete. 

Já o ministério dos Negócios Estrangeiros refere que há cerca de dez feridos a serem assistidos pelas autoridades.

O ataque surge um dia depois de o exército israelita ter morto nove palestinianos em operações em Jenin, na Cisjordânia. Um décimo cidadão palestiniano foi morto em Jerusalém.

Por consequência, esta sexta-feira ficou marcada por protestos pelos palestinianos na Faixa de Gaza contra a ocupação de Israel. Durante a noite passada, foram também lançados 'rockets' a partir do pequeno enclave, mas foram intercetados pela defesa antiaérea israelita.

Este é um dos mais graves ataques em Israel. Segundo os dados do ministério dos Negócios Estrangeiros britânico, é o maior número de mortos em vários anos, com o maior ataque dos últimos anos a ser registado em Bne Brak, a 29 de março de 2022, no qual morreram cinco pessoas.

A polícia israelita já anunciou que o suspeito é de nacionalidade palestiniana e declarou o ataque como "sério", e as autoridades palestinianas ainda não comentaram o incidente.

Em 2022, morreram mais de 150 palestinianos devido a ações policiais pelas forças de segurança israelitas, sendo esse um dos anos mais mortíferos para o povo palestiniano nas zonas ocupadas por Israel. Do lado israelita, morreram cerca de 20 pessoas em ataques palestinianos.

[Notícia atualizada às 21h12]

Leia Também: Israel e Palestina "preparados" para eventual escalada de violência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10