Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
21º
MIN 18º MÁX 26º

Dez palestinianos mortos em ataques israelitas na Cisjordânia e Gaza

A Autoridade Palestiniana afirmou hoje que pelo menos dez palestinianos foram mortos em operações israelitas esta madrugada na Cisjordânia e Gaza, a última das quais descrita por Israel como uma resposta aos ataques do movimento palestiniano Hamas.

Dez palestinianos mortos em ataques israelitas na Cisjordânia e Gaza
Notícias ao Minuto

06:17 - 27/01/23 por Lusa

Mundo Palestina

Esta é a sequência mais mortífera no conflito israelo-palestiniano desde em agosto de 2022, quando um surto de violência entre o exército israelita e a Jihad Islâmica em Gaza, matou pelo menos 49 palestinianos, incluindo combatentes, mas também civis, em três dias.

O exército israelita anunciou hoje que estava a realizar ataques na Faixa de Gaza em resposta ao disparo de foguetes a partir do enclave palestiniano. Nesta fase, não foram relatadas quaisquer baixas.

Na quinta-feira, nove palestinianos foram mortos em Jenin, num ataque israelita apresentado pelo exército como uma operação contra ativistas islâmicos no campo de refugiados nesta cidade do norte da Cisjordânia ocupada.

A Autoridade Palestiniana denunciou "um massacre" e anunciou o fim da cooperação em matéria de segurança com Israel, pela primeira vez desde 2020.

O Departamento de Estado norte-americano disse lamentar a decisão, afirmando ser "muito importante que as partes mantenham e aprofundem a sua coordenação de segurança".

O chefe da diplomacia dos EUA, Anthony Blinken, deverá visitar Israel e a Cisjordânia na segunda e terça-feira para salientar, segundo Washington, "a necessidade urgente de tomar medidas de desescalada".

A ONU não tem registo de um número de mortes tão elevado numa única operação israelita na Cisjordânia desde que começou a acompanhar as baixas no conflito israelo-palestiniano, em 2005.

Leia Também: Combatente palestiniano morto por forças israelitas na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório