Gémeas siamesas separadas após operação que durou 11 horas nos EUA

As crianças "estavam unidas desde a parte inferior do esterno até o umbigo" e continuam internadas no hospital no Texas.

Notícia

© Noticias ao minuto

Notícias ao Minuto
26/01/2023 23:48 ‧ 26/01/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

EUA

Duas gémeas siamesas foram separadas, na segunda-feira, numa operação que decorreu num hospital da cidade de Fort Worth, no estado norte-americano do Texas.

De acordo com um comunicado emitido, na quarta-feira, pelo Centro Médico de Crianças Cook, a operação foi bem sucedida e teve a duração de 11 horas. Na intervenção cirúrgica estiveram envolvidos 25 médicos.

"A cirurgia de separação [deu] a AmieLynn e JamieLynn melhores oportunidades de melhorar sua saúde e desenvolvimento, e de crescer como as meninas únicas e individuais que são desde o nascimento, independentemente de sua conexão física como gémeas siamesas", explicou um dos médicos na nota, citada pelas publicações internacionais.

A cirurgia das gémeas, que têm quase quatro meses, foi a primeira feita pela unidade hospitalar.
 
As irmãs, que continuam internadas, "estavam unidas desde a parte inferior do esterno até o umbigo". "Este era o momento certo na fase de desenvolvimento Npara AmieLynn e JamieLyn fazerem a cirurgia", referiu uma outra especialista.

As crianças estão bem passados apenas alguns dias da operação. Já a mãe, Amanda Arciniega  contou que foi um choque. "Nunca teria pensado num milhão de anos que poderia ter gémeos", referiu, acrescentando: "E, para além disso, nem gémeas siamesas".

Leia Também: EUA. Dois ex-polícias acusados de algemarem e agredirem pessoa sem-abrigo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas