Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

EUA. Dois ex-polícias acusados de algemarem e agredirem pessoa sem-abrigo

A acusação considerou que a ação dos dois agentes não tem justificação. A vítima ainda foi subornada para retratar o seu testemunho.

EUA. Dois ex-polícias acusados de algemarem e agredirem pessoa sem-abrigo
Notícias ao Minuto

23:31 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Dois antigos polícias foram detidos no estado norte-americano da Flórida, entregando-se esta quinta-feira depois de serem acusados de agredir uma pessoa sem abrigo que estava à porta de um centro comercial.

Segundo conta a Associated Press, o caso remonta a 17 de dezembro, quando Lorenzo Orfila (de 27 anos) e Rafael Otano (22) foram chamados para um centro comercial em Hialeah, uma cidade perto de Miami, devido a um homem sem-abrigo que estava a beber perto do local.

Orfila e Otano abordaram o homem, algemaram-no, colocaram-no no carro-patrulha e levaram-no para um local remoto, a vários quilómetros do local.

Lá, os dois polícias agrediram e atiraram o homem ao chão, enquanto estava algemado. A vítima contou que foi deixada no local, inconsciente, até que foi encontrada por um agente da polícia fora de serviço, enquanto passeava o cão.

Esta quinta-feira, a procuradora do condado de Miami-Dade, Katherine Fernandez Rundle, anunciou que os dois foram formalmente acusados de rapto e agressão, sendo que Lorenzo Orfila foi também acusou de má conduta oficial.

A procuradora contou ainda que, através de imagens de videovigilância captadas por câmaras no centro comercial, não foi possível detetar "quaisquer violações que justificassem a detenção do homem".

Há ainda outro suspeito acusado no caso. Os investigadores souberam, 12 dias depois do incidente, que um civil abordou a vítima e ofereceu-lhe 1.200 dólares para retratar o testemunho original.

O homem contou às autoridades que aceitou o dinheiro, por ser sem-abrigo e desempregado, mas garantiu á polícia que o seu testemunho original é fidedigno.

A pessoa em causa foi acusada de adulteração de testemunhas.

Depois de o incidente ter sido reportado às autoridades, os dois agentes foram inicialmente suspensos pela força policial de Hialeah, antes de serem despedidos.

Leia Também: "Pinhata humana". Agentes acusados da morte de homem após a sua detenção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório