Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tanques britânicos Challenger 2 chegam à Ucrânia "no final de março"

No início deste mês, o país tinha já adiantado que se preparava para enviar 14 destes tanques, bem como sistemas de artilharia, para ajudar Kyiv a combater a invasão russa.

Tanques britânicos Challenger 2 chegam à Ucrânia "no final de março"
Notícias ao Minuto

13:36 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O Reino Unido disse, esta quinta-feira, estar a trabalhar de modo a que os tanques Challenger 2 que vai disponibilizar às tropas ucranianas cheguem ao país já no final de março. A informação foi avançada pelo ministro da Defesa, Alex Chalk, aqui citado pela Reuters.

No início deste mês, o país tinha já adiantado que se preparava para enviar 14 destes tanques, bem como sistemas de artilharia, para ajudar Kyiv a combater a invasão russa.

"A intenção é que seja no final de março", explicou o governante, em declarações perante o Parlamento. Alex Chalk garantiu ainda que, até lá, as forças ucranianas receberão treino intensivo acerca de como operar e garantir a manutenção destes veículos.

As declarações surgem depois de, na quarta-feira, outras nações aliadas de Kyiv, como a Alemanha e os Estados Unidos, também se terem comprometido a enviar tanques pesados para o país invadido pela Rússia - no seguimento do pedido feito por Kyiv, que alegava precisar dos mesmos para combater a invasão russa.

De facto, o Partido Social Democrata da Alemanha anunciou, durante o dia de ontem, que os aliados da Ucrânia estão a preparar-se para enviar, de facto, dois batalhões de tanques Leopard 2 para a Ucrânia  - o que equivale a cerca de 80 veículos pesados. Segundo os responsáveis do partido, que lidera o governo alemão, os mesmos serão "entregues rapidamente".

Entretanto, o novo ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, garantiu esta quinta-feira que os tanques Leopard vão chegar à Ucrânia "no final de março, início de abril" - o que sustenta essa mesma promessa.

Já depois, no mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, revelou que vai ser efetivado a disponibilização de 31 carros de combate M1 Abrams para a Ucrânia.

Recorde-se que, já na manhã desta quinta-feira, um dia depois de todos estes anúncios, sugiram evidências de um novo ataque em larga escala sobre várias regiões ucranianas, nomeadamente sobre Kherson, Odessa e Kyiv, entre muitas outras. 

Na capital ucraniana, há já registo de uma vítima mortal e dois feridos na sequência dos ataques russos, segundo confirmou o autarca da cidade de Kyiv, Vitali Klitschko, na rede social Telegram.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, tirou já a vida a mais de sete mil civis, com outros 11 mil a terem ficado feridos, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Primeiro lote de tanques Abrams chega à Polónia na primavera

Recomendados para si

;
Campo obrigatório