Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Primeiro lote de tanques Abrams chega à Polónia na primavera

Um total de 58 veículos de combate desta tipologia são esperados na Polónia este ano.

Primeiro lote de tanques Abrams chega à Polónia na primavera
Notícias ao Minuto

11:52 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Polónia vai receber, já esta primavera, um primeiro lote de tanques Abrams, provenientes dos Estados Unidos. A informação foi avançada pelo ministro da Defesa polaco, Mariusz Błaszczak, em declarações à rádio nacional Polskie Radio 1.

A mesma fonte esclareceu ainda que um total de 58 veículos de combate desta tipologia são esperados na Polónia este ano, tendo os seus militares já sido treinados para operar os mesmos.

Mariusz Błaszczak explicou também que, num primeiro momento, chegarão ao país apenas tanques Abrams de uma geração mais antiga, esperando-se a chegada de exemplares do modelo mais moderno no final do próximo ano.

Deste modo, a Polónia será capaz de "preencher as lacunas criadas após a doação dos tanques T72 à Ucrânia", explicou ainda o governante.

Na ótica do ministro da Defesa da Polónia, os tanques aqui em causa são, na verdade, os melhores existentes a nível mundial e serão, por isso, um "grande acrescento" às forças polacas. Melhores, até, que os Leopard 2, tão cobiçados pelas tropas de Kyiv.

"Têm um motor mais potente, são mais rápidos, têm maior aceleração. E, em geral, tanto os Abrams como os Leopard são muito melhores do que os tanques russos", considerou, acrescentando que a sua vantagem reside no seu "maior alcance de visão".

Até porque, em termos estratégicos, a sua posse seria fundamental para combater uma eventual agressão ao seu território. Assim, estes veículos de combate Abrams deverão ajudar a "criar uma barreira que seria intransponível se um agressor decidisse atacar a Polónia", explicou o governante que é, também, o vice-primeiro-ministro.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, tirou já a vida a mais de sete mil civis, com outros 11 mil a terem ficado feridos, segundo os cálculos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também: Ucrânia. Alemanha planeia entregar tanques entre "final de março e abril"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório