Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Guerra com China? "Não é opção", diz presidente de Taiwan

A presidente Tsai Ing-wen disse, numa carta ao Papa Francisco, que a guerra com a China "não é uma opção", preferindo dialogar com Pequim, que não reconhece Taiwan como um território independente.

Guerra com China? "Não é opção", diz presidente de Taiwan
Notícias ao Minuto

20:53 - 25/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Taiwan

A guerra com a China "não é uma opção" para a presidente do Taiwan, Tsai Ing-wen, apesar de Pequim não reconhecer o país como um território independente.

Ainda assim, a presidente defende que uma interação construtiva com Pequim dependerá do respeito à democracia soberana de Taiwan.

A informação foi revelada por Ing-wen ao Papa Francisco numa carta, citada pela agência Associated Press, enviada ao Vaticano, que é o último governo europeu a ter relações diplomáticas com Taiwan em detrimento de Pequim, num âmbito em que os Estados Unidos e outras nações ocidentais mantêm fortes laços informais com Taipé.

Taiwan e a China separaram-se em 1949, após uma guerra civil, e Pequim não reconhece o território como independente, apesar de terem negócios milionários em comércio e investimentos. Regularmente, o governo chinês desfila caças e bombardeiros perto de Taiwan, numa forma de pressão sobre Taipé para diminuir o seu esforço por procurar relações diplomáticas com o resto do mundo.

Leia Também: Deputados da Lituânia criticam China por impedir aproximação a Taiwan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório