Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Notas de dólares rasgadas? Comerciante no Zimbabué dá-lhes nova vida

Perante a escassez de mercado de câmbio, um vendedor de batatas é um dos comerciantes que remenda velhos dólares americanos para revenda no mercado negro. 

Notícias ao Minuto

21:31 - 25/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Zimbabué

Notas gastas, sujas e rasgadas de dólares americanos estão a encontrar um novo lar nas ruas de Harare, no Zimbabué, onde são compradas por quase metade do valor e remendadas para revenda no mercado negro. 

Perante a escassez de mercado de câmbio, um vendedor de batatas é um dos comerciantes que remenda velhos dólares americanos.

“Sou vendedor de batatas, mas vi na compra de notas rasgadas de dólar mais uma oportunidade de negócio", referiu o comerciante, citado pela Reuters esta quinta-feira, destacando que "essas notas são rejeitadas nos supermercados".

De acordo com Gudza, de 33 anos e pai de três filhos, "se o número de série em ambos os lados estiver visível, ela [a nota] usa-se para venda".

"Pagamos 600 dólares do Zimbabué por cada dólar americano. Aos que não querem dinheiro, vendemos-lhes os nossos produtos, incluindo batatas, laranjas ou maçãs", explicou Gudza, acrescentando que se não conseguir remendar as notas, leva-as ao banco.

Após o colapso do dólar do Zimbábue em 2009 perante uma inflação recorde, os habitantes locais contam com o dólar para transações diárias. Mas, com acesso limitado à moeda dos Estados Unidos da América (EUA), algumas notas sujas estão a ganhar vida.

Atento à tendência, o Banco da Reserva do Zimbábue tem pedido aos cidadãos que recorram aos canais oficiais para troca de notas antigas.

Leia Também: CP e IP. Trabalhadores em greve a 9 de fevereiro por valorização salarial

Recomendados para si

;
Campo obrigatório