EUA terão pedido a Israel que envie mísseis para Kyiv, sem sucesso

Os Estados Unidos terão pedido ao governo israelita que envie os mísseis antiaéreos Hawk para a Ucrânia, algo a que Israel não terá acedido, garante um portal de notícias norte-americano.

Israel e EUA criam equipa conjunta para desenhar e impor sanções ao Irão

© iStock

Notícias ao Minuto
25/01/2023 18:52 ‧ 25/01/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Israel terá recusado aceitar o pedido dos Estados Unidos que visava o envio de mísseis antiaéreos Hawk para a Ucrânia, avança o portal de notícias norte-americano Axios, que cita fontes anónimas dos governos dos EUA e de Israel, respetivamente.

O alto funcionário israelita disse ao mesmo portal que o chefe do departamento de política do Ministério da Defesa de Israel, Dror Shalom, terá dito aos seus colegas norte-americanos que a política de Israel de não fornecer sistemas de armas à Ucrânia não vai mudar. Até porque, terá alegado Shalom, os sistemas Hawk israelitas, da década de 1960, estão “obsoletos” e não podem funcionar por causa de terem passado tanto tempo armazenados, sem manutenção.

Ainda assim, alegam as fontes citadas pelo Axios, as autoridades israelitas acusaram a resposta de Shalom ao pedido do Pentágono de não ter sido precisa, enfatizando que, embora o equipamento possa estar completamente disfuncional, as centenas de intercetadores Hawk armazenados em Israel podem ser recondicionados e usados.

O conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia começou, a 24 de fevereiro de 2022, com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de sete mil civis morreram e mais de 11 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Medvedev reage a tanques e fala nos Beatles. "Chefes inúteis querem mais"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas