Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Kyiv aplica sanções contra clérigos ortodoxos acusados de subversão

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, aprovou hoje a imposição de sanções contra dez representantes da Igreja Ortodoxa e um ex-deputado por alegados atos de apoio à invasão russa.

Kyiv aplica sanções contra clérigos ortodoxos acusados de subversão
Notícias ao Minuto

10:33 - 25/01/23 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

A Presidência ucraniana publicou hoje no portal oficial o decreto em que aceita a decisão do Conselho Nacional de Segurança e Defesa resaltando que a aplicação da medida vai ser levada a cabo pelo secretário do organismo.

Segundo a agência de notícias ucraniana UNIAM, entre as pessoas alvo das sanções figuram, entre outras, o vigário da Catedral da Sagrada Dormição de Kyiv, quatro bispos e o arcebispo de Rovenkyv e Sverdlovks e o ex-deputado Vadim Novinski. 

O decreto foi publicado um dia depois de Zelensky ter anunciado sanções contra 22 clérigos russos que supostamente apoiam a guerra.

"São impostas sanções contra 22 cidadãos russos que, sob o pretexto da espiritualidade, apoiam o terror e a política genocída", indica o chefe de Estado.

Nas últimas semanas, registam-se na Ucrânia buscas em instituições religiosas, medidas que Kyiv enquadra como "segurança nacional".

Leia Também: Igrejas cristãs assinalam anti-racismo com russos e ucranianos no Porto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório