Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bulgária. PSB devolve mandato a PR para quintas eleições em 2 anos

O Partido Socialista da Bulgária (PSB) devolveu hoje o mandato para formar governo ao presidente do país, Rumen Radev, depois de se tornar o terceiro partido a tentar formar um executivo após as últimas eleições.

Bulgária. PSB devolve mandato a PR para quintas eleições em 2 anos
Notícias ao Minuto

15:21 - 24/01/23 por Lusa

Mundo Bulgária

A líder do partido, Cornelia Ninova, que já tinha lamentado na sexta-feira a impossibilidade de formar Governo, explicou que deu prioridade à recuperação económica pós-pandemia de covid-19, ao orçamento do Estado, à reforma judicial e ao espaço Schengen, numa tentativa para reunir apoios.

Contudo, as conversações com as outras forças políticas do país não tiveram êxito, e será o Presidente quem terá agora de convocar novas eleições, as quintas desde 2021, em data a acordar com a Comissão Central Eleitoral.

A Constituição da Bulgária não estabelece um prazo para a dissolução do parlamento, mas no último ano e meio, Radev tentou convocar eleições dentro de aproximadamente o período de uma semana. No entanto, o próprio chefe de Estado se tem mostrado contra a realização das eleições em março, pelo que é possível que não decorram antes de 02 de abril.

Ninova condenou que o parlamento não lhe tenha proporcionado o apoio necessário para aprovar o orçamento para este ano, entre outras medidas, noticiou o diário Dnevnik.

"É um fracasso geral da 48.ª Assembleia Nacional", sustentou, acrescentando que, na sua opinião, tanto as forças políticas do país como a Presidência da República "são culpadas da crise política" que a Bulgária atravessa.

Leia Também: Bulgária. Última tentativa para formar governo falha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório