Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Encontrado sem vida atacante que tirou a vida a 10 pessoas em Los Angeles

O ataque tirou a vida a 10 pessoas durante as celebrações do Ano Novo Lunar.

Encontrado sem vida atacante que tirou a vida a 10 pessoas em Los Angeles
Notícias ao Minuto

07:29 - 23/01/23 por Ema Gil Pires

Mundo EUA

Um homem suspeito de ter tirado a vida a 10 pessoas e de ter ferido outras tantas nos arredores de Los Angeles, Estados Unidos, foi encontrado sem vida numa carrinha, segundo reporta a imprensa internacional.

Como explicou o Washington Post, o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, avançou a informação numa conferência de imprensa no domingo à noite, momento em que identificaram o suspeito como se tratando de Huu Can Tran, de 72 anos de idade.

De acordo com a mesma fonte, as autoridades locais terão avistado pela primeira vez a carrinha, de cor branca, pelas 10h20 de domingo, hora local (18h20 em Portugal Continental). A caracterização do veículo correspondia à descrição da viatura associada ao responsável pelo tiroteio fatal.

Seguiu-se uma perseguição, durante a qual o suspeito optou por entrar no parque de estacionamento de uma zona comercial entre as avenidas Hawthorne e Sepulveda, em Los Angeles. No preciso momento em que os agentes saíram da viatura policial, para estabelecer contacto com o condutor, ouviu-se um único disparo no interior do veículo, adiantou o xerife.

Consequentemente, a autoridade recuou e pediu a intervenção de várias equipas táticas - tendo, de imediato, a carrinha sido circundada por vários veículos blindados, de modo a não poder abandonar o local. Já pelas 12h52, hora local (20h52 em Portugal Continental), membros das equipas SWAT fizeram uma aproximação ao veículo, onde encontraram já Huu Can Tran sem vida, depois de ter disparado sobre si próprio.

As autoridades acrescentaram ainda não existirem mais suspeitos relacionados com o caso.

De recordar que, na noite de sábado, um suspeito munido com uma arma de fogo, agora identificado, tirou a vida a pelo menos dez pessoas e deixou outras dez feridas em Monterey Park, em Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia. O incidente ocorreu pelas 22h [6h de domingo em Lisboa], e todas as vítimas foram declaradas mortas no local. Os feridos, por sua vez, foram transportados para unidades hospitalares.

Como explicou, na altura, o Los Angeles Times, o tiroteio ocorreu numa escola de dança, numa altura em que milhares de pessoas se reuniam na cidade para o festival do Ano Novo Lunar. 

Nas primeiras horas após o incidente, apenas se sabia que o suspeito era um homem, que permanecia a monte. Depois, as autoridades avançaram estar em busca de um indivíduo asiático, embora com uma idade estimada entre os 30 e os 50 anos de idade - algo que não se viria a comprovar.

O presidente norte-americano, Joe Biden, apressou-se a considerar o ataque como se tratando de algo "sem sentido", explicando que tanto ele, como a primeira-dama, Jill Biden, estavam já a rezar pelas vítimas.

[Notícia atualizada às 07h53]

Leia Também: Autor de tiroteio em Los Angeles será homem asiático, dizem autoridades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório