Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Polícia romena prolonga detenção de Andrew Tate por mais 30 dias

Um tribunal romeno prolongou a detenção policial do influenciador Andrew Tate e do seu irmão Tristan até 27 de fevereiro.

Polícia romena prolonga detenção de Andrew Tate por mais 30 dias
Notícias ao Minuto

15:26 - 20/01/23 por Marta Amorim

Mundo Andrew Tate

O influenciador Andrew Tate e o seu irmão Tristan vão permanecer sob custódia da polícia até 27 de fevereiro, depois de um tribunal romeno ter prolongado o tempo de detenção por mais 30 dias, esta sexta-feira, revela a CNN. A dupla está a ser investigada por acusações de crime organizado, tráfico humano e violação sexual.

Aa autoridades romenas revelaram que a polícia cumpriu mandados de busca em cinco casas e deteve quatro suspeitos – dois britânicos e dois romenos – como parte da investigação.

Segundo a Diretoria de Investigação do Crime Organizado e Terrorismo (DIICOT) da Roménia,  os quatro suspeitos foram detidos por 24 horas. Depois, um tribunal de Bucareste aceitou um pedido do DIICOT para manter Tate e o irmão Tristan sob custódia por mais 30 dias, afirmou o advogado Eugen Vidineac, a 30 de dezembro. Agora, o prazo foi prorrogado novamente até 27 de fevereiro.

A DIICOT alega que os quatro suspeitos formavam um grupo criminoso organizado que se estendia da Roménia à Grã-Bretanha e Estados Unidos, com o objetivo de traficar pessoas.

As autoridades alegam que dois dos suspeitos enganaram as vítimas “fazendo-as acreditar que pretendiam entrar numa relação de casamento/coabitação” enquanto transportavam as vítimas para a Roménia e depois as exploravam sexualmente com violência física e coerção.

Recorde-se que Tate e o irmão Tristan foram detidos na Roménia a 29 de dezembro sob a acusação de explorar sexualmente seis mulheres.

O crescimento de Tate nas redes sociais como um influenciador de comportamentos sexistas, misóginos e agressivos para com as mulheres tem sido exponencial, apesar de as contas do antigo atleta de artes marciais terem sido banidas em várias redes sociais (recentemente, a sua conta foi reposta no Twitter, graças às novas políticas promovidas por Elon Musk).

Em vários vídeos, o homem argumentou que as mulheres são inferiores, que devem ser submissas, que certas mulheres devem e merecem ser violadas, e defendeu também que não ajudaria um homem em dificuldades respiratórias, porque isso seria um comportamento homossexual. 

A partilha de vídeos de Tate tem sido particularmente forte no TikTok, com muitos relatos em escolas por todo o mundo de jovens adolescentes que passaram a insultar e a tratar mal professoras, alunas e familiares, repetindo os 'ensinamentos' do homem.

Leia Também: Londres. Escolas procuram ajuda para alunos influenciados por Andrew Tate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório