Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 10º MÁX 16º

Zelensky agradece pacote de ajuda militar dos Estados Unidos

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o novo pacote de ajuda de 2.500 milhões de dólares frisando que se trata de um "apoio importante" para combater as forças russas.

Zelensky agradece pacote de ajuda militar dos Estados Unidos
Notícias ao Minuto

08:30 - 20/01/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Obrigado presidente dos Estados Unidos por proporcionar à Ucrânia outro potente pacote de apoio à defesa, no valor de 2.500 milhões de dólares (cerca de 2.300 milhões de euros)", escreveu Zelensky numa mensagem que divulgou através do Twitter. 

Os blindados Stryker, Bradley e sistemas de defesa antiaérea Avenger "são uma ajuda importante na nossa luta contra o agressor", acrescentou. 

O Departamento de Defesa norte-americano informou através de um comunicado de que vai enviar para Kyiv 59 carros de combate Bradley, 590 mísseis antitanque TOW e 295 mil munições de 25 milímetros. 

Washington vai abastecer a Ucrânia com oito sistemas de defesa antiaérea Avenger, 350 veículos Humvee, 20 mil peças de artilharia de 155 milímetros e 90 blindados Stryker, sendo que 20 estão munidos de equipamento de desminagem.

O pacote também inclui mísseis HARM, ar-terra, que se utilizam para destruir sistemas de defesa antiaérea, dois mil foguetes de artilharia anti-blindado e três milhões de munições para armas ligeiras.  

Hoje, meia centena de países, que integram o grupo de contacto da Ucrânia, reúnem-se na base norte-americana de Ramstein, na Alemanha, para decidir sobre a ajuda militar à Ucrânia.

Os pedidos de Kyiv concentram-se sobretudo nos blindados Leopoard 2, de fabrico alemão. 

Leia Também: Biden sobre descoberta de de documentos: "Não me arrependo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório