Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Emirados querem exportar hidrogénio para os Países Baixos

A empresa de energias renováveis dos Emirados Árabes Unidos (EAU), a Masdar, assinou hoje um memorando de entendimento com quatro empresas holandesas para explorar a exportação de 'hidrogénio verde' para a Europa.

Emirados querem exportar hidrogénio para os Países Baixos
Notícias ao Minuto

00:02 - 14/01/23 por Lusa

Mundo Hidrogénio

Em comunicado, a empresa emirati adiantou que o acordo foi assinado com o Porto de Amesterdão, a SkyNRG, a Evos Amesterdão e a Zenith Energy, "para explorar o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento de hidrogénio verde entre Abu Dhabi e Amesterdão, para apoiar os mercados holandês e europeu".

Os EAU vão receber a 28.ª Conferência das Partes (COP28) da Convenção da Organização das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, no final do ano, entre 30 de novembro e 12 de dezembro, no Dubai.

O presidente que foi designado, Sultan al Jaber, é o ministro da Indústria e Tecnologia Avançada, que acumula com a direção executiva da gigante petrolífera estatal Abu Dhabi National Oil Company (ADNOC), a representação dos EAU para as alterações climáticas e a liderança da Masdar.

Al Jaber, no comunicado, considerou que o acordo procura "explorar soluções energéticas com emissões de carbono baixas ou nulas".

Por seu lado, o ministro dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, Wopke Hoekstra, indicou que o seu país está "muito interessado em desenvolver corredores de hidrogénio verde com os principais países exportadores do futuro, como os EAU".

Na sua opinião, os Países Baixos estão "bem posicionados" para se converterem em um centro de hidrogénio para o mercado do noroeste de Europa.

Este 'hidrogénio verde' é produzido através de um processo de separação da água em oxigénio e hidrogénio, através da eletrólise, com eletricidade procedente de energias renováveis, como eólica ou solar.

A agência Internacional de Energias Renováveis afirmou que o hidrogénio vai ser uma componente essencial de um sistema de energia com zero emissões e ter um papel-chave na descarbonização de setores difíceis de eletrificar, como a indústria pesada ou o transporte de longo curso.

Leia Também: EUA atrás da Europa no hidrogénio por causa de Donald Trump

Recomendados para si

;
Campo obrigatório