Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Opositor de presidente da Bielorrússia detido em Minsk

Andrey Dzmitryeu, opositor do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e candidato nas presidenciais de 2020, foi detido em Minsk, denunciou esta quinta-feira uma organização de direitos humanos.

Opositor de presidente da Bielorrússia detido em Minsk
Notícias ao Minuto

17:39 - 12/01/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Dzmitryeu, 41 anos, líder do movimento Dizer a Verdade, foi detido pelas forças de segurança junto da sua residência, segundo o Centro Viasna, organização de defesa dos direitos humanos com sede em Minsk, sem adiantar os motivos para a detenção.

O líder e ativista terá sido encaminhado para o Centro de Detenção de Okrestsina, onde ativistas relatam torturas de prisioneiros políticos.

As autoridades bielorrussas não comentaram a detenção.

A Bielorrússia foi abalada por vastos protestos antigovernamentais, após a reeleição de Lukashenko em agosto de 2020, que a oposição e o Ocidente denunciaram como tendo sido fraudulenta.

As autoridades bielorrussas responderam às manifestações com uma grande repressão que resultou na prisão de mais de 35.000 pessoas, milhares espancadas pela polícia e dezenas de meios de comunicação e organizações não-governamentais encerrados.

Concorrendo contra Lukashenko, Dzmitryeu terminou em quarto lugar na eleição, com 1,2% dos votos, de acordo com os resultados oficiais. Durante a campanha eleitoral, o político manifestou apoio a Sergei Tikhanovsky, Viktar Babaryka e Valery Tsepkalo, que foram impedidos de concorrer.

Leia Também: Promove ou esconde abusos? Contribui a que perdurem, diz Helena Carreiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório