Opositor de presidente da Bielorrússia detido em Minsk

Andrey Dzmitryeu, opositor do presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e candidato nas presidenciais de 2020, foi detido em Minsk, denunciou esta quinta-feira uma organização de direitos humanos.

Notícia

© Getty Images

Lusa
12/01/2023 17:39 ‧ 12/01/2023 por Lusa

Mundo

Guerra na Ucrânia

Dzmitryeu, 41 anos, líder do movimento Dizer a Verdade, foi detido pelas forças de segurança junto da sua residência, segundo o Centro Viasna, organização de defesa dos direitos humanos com sede em Minsk, sem adiantar os motivos para a detenção.

O líder e ativista terá sido encaminhado para o Centro de Detenção de Okrestsina, onde ativistas relatam torturas de prisioneiros políticos.

As autoridades bielorrussas não comentaram a detenção.

A Bielorrússia foi abalada por vastos protestos antigovernamentais, após a reeleição de Lukashenko em agosto de 2020, que a oposição e o Ocidente denunciaram como tendo sido fraudulenta.

As autoridades bielorrussas responderam às manifestações com uma grande repressão que resultou na prisão de mais de 35.000 pessoas, milhares espancadas pela polícia e dezenas de meios de comunicação e organizações não-governamentais encerrados.

Concorrendo contra Lukashenko, Dzmitryeu terminou em quarto lugar na eleição, com 1,2% dos votos, de acordo com os resultados oficiais. Durante a campanha eleitoral, o político manifestou apoio a Sergei Tikhanovsky, Viktar Babaryka e Valery Tsepkalo, que foram impedidos de concorrer.

Leia Também: Promove ou esconde abusos? Contribui a que perdurem, diz Helena Carreiras

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas