Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coreia do Sul e EUA realizam exercícios de simulação nuclear em fevereiro

A Coreia do Sul e os Estados Unidos vão realizar uma série de exercícios conjuntos de simulação nuclear militar em fevereiro, para melhorar e fortalecer a cooperação entre os dois países, divulgou esta quarta-feira o Ministério da Defesa sul-coreano.

Coreia do Sul e EUA realizam exercícios de simulação nuclear em fevereiro
Notícias ao Minuto

06:49 - 12/01/23 por Lusa

Mundo Exercícios militares

Estes exercícios militares decorrerão durante onze dias e incluirão um teste de um 'rocket' espacial de propulsão sólida e o lançamento de um primeiro satélite de vigilância militar, adiantou a agência de notícias Yonhap.

Os trabalhos conjuntos serão um exercício de simulação, assumindo o uso de armas nucleares pela Coreia do Norte, e serão liderados pelo Comité de Estratégia de Dissuasão dos dois países.

Washington e Seul planeiam realizar cerca de 20 exercícios militares no primeiro semestre do ano.

Este tipo de exercícios de simulação não são realizados desde setembro de 2021.

Os dois países acordaram, durante uma reunião bilateral de Defesa, realizar este tipo de manobras de dissuasão anualmente, segundo o 'The Korea Times'.

Seul e Washington admitem que Pyongyang esteja a preparar para breve um novo ensaio nuclear, que seria o sétimo da sua história e o primeiro desde 2017.

Os dirigentes norte-coreanos afirmam que uma dissuasão nuclear credível é essencial para a sobrevivência do seu país, que consideram estar permanentemente ameaçado de agressão por parte dos Estados Unidos.

Pyongyang disparou cerca de 70 mísseis balísticos em 2022, incluindo oito mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) e três mísseis de cruzeiro, de acordo com dados divulgados pela agência de notícias sul-coreana Yonhap na véspera de Ano Novo.

Leia Também: Austrália pede a Papua Nova Guiné acordo para limitar influência da China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório