Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
30º
MIN 17º MÁX 30º

Detidos dois consultores franceses da missão da ONU na RCA

Dois consultores internacionais franceses, que integram a missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (MINUSCA), foram detidos na terça-feira à chegada à capital do país africano, revelou hoje este organismo, acrescentando que está em contacto com as autoridades locais.

Detidos dois consultores franceses da missão da ONU na RCA
Notícias ao Minuto

23:14 - 11/01/23 por Lusa

Mundo República Centro-Africana

A Missão de Estabilização Integrada Multidimensional na República Centro-Africana, que Portugal integra, não adiantou, no comunicado, os motivos para a detenção.

Por outro lado, garantiu que está "em contacto com as autoridades nacionais centro-africanas para resolver a situação".

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) renovou em novembro, por mais um ano, a missão na República Centro-Africana, dentro do seu atual teto de 14.400 militares e 3.020 polícias.

O projeto aprovado - redigido pela França - mantém as tarefas prioritárias da missão, como a proteção de civis, apoio ao processo de paz e ao acordo político de 06 de fevereiro de 2019 sobre Paz e Reconciliação, e a facilitação da entrega imediata, plena, segura e sem entraves de assistência humanitária.

De acordo com o Ministério da Defesa, Portugal tem 204 militares e 45 meios empenhados nesta missão.

A RCA caiu no caos e na violência em 2013, depois do derrube do ex-Presidente François Bozizé por grupos armados juntos na Séléka, o que suscitou a oposição de outras milícias, agrupadas sob a designação anti-Balaka.

Desde então, o território centro-africano tem sido palco de confrontos comunitários entre estes grupos, que obrigaram quase um quarto dos 4,7 milhões de habitantes da RCA a abandonarem as suas casas.

Leia Também: Sudão destaca tropas para assegurar fronteira com a RCA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório