Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Terrorismo. Presidente da Guiné-Bissau transmite apoio ao Burkina Faso

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), deslocou-se hoje ao Burkina Faso para transmitir o apoio ao país perante a violência terrorista, anunciou a Presidência burquinabé.

Terrorismo. Presidente da Guiné-Bissau transmite apoio ao Burkina Faso
Notícias ao Minuto

21:46 - 11/01/23 por Lusa

Mundo Terrorismo

Embaló encontrou-se com o capitão Ibrahim Traoré, Presidente de transição que tomou o poder em 30 de junho através de um golpe de Estado, o segundo em oito meses no Burkina Faso.

No final da reunião, "o atual presidente da CEDEAO, que recebeu garantias da boa condução da transição, reafirmou a disponibilidade da organização da África Ocidental para apoiar e acompanhar o Burkina Faso na luta contra o terrorismo", disse uma declaração da Presidência do Burkina Faso.

O Presidente guineense "salientou a necessidade de prosseguir as conversações com os chefes de Estado da CEDEAO, e também com os vários parceiros, para prestar apoio o mais rapidamente possível ao país, que enfrenta desafios de segurança e humanitários", acrescenta o comunicado de Ouagadougou.

Traoré, que chegou ao poder após derrubar o tenente-coronel Paul Henri Sandaogo Damiba, prometeu respeitar os compromissos assumidos pelo seu antecessor junto da CEDEAO sobre a organização de eleições e o regresso dos civis ao poder até julho de 2024.

O Burkina Faso tem enfrentado ataques crescentes de grupos fundamentalistas ligados à Al-Qaida e ao Estado Islâmico desde 2015, que já mataram milhares de pessoas e deslocaram pelo menos dois milhões de pessoas e são parcialmente responsáveis pelos dois golpes militares do ano passado.

Leia Também: Mais de 65% dos eleitores da Guiné-Bissau estão recenseados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório