Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 65% dos eleitores da Guiné-Bissau estão recenseados

O diretor-geral do Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) da Guiné-Bissau, Gabriel Gibril Baldé disse hoje que 65,6% dos guineenses com capacidade eleitoral já estão recenseados para as legislativas de 04 de junho.

Mais de 65% dos eleitores da Guiné-Bissau estão recenseados
Notícias ao Minuto

12:57 - 11/01/23 por Lusa

Mundo Guiné-Bissau

"Dos 844.087 eleitores previstos 549.155 estão recenseados, atingindo nestes últimos dias 65,6%. Este é o número de recenseados nestes últimos 30 dias", afirmou Gabriel Gibril Baldé.

O diretor-geral do GTAPE falava em conferência de imprensa para fazer um balanço do primeiro mês de recenseamento eleitoral, que teve início em 10 de dezembro e termina a 10 de fevereiro.

Questionado sobre o recenseamento eleitoral na diáspora, Gabriel Gibril Baldé disse que já têm as condições técnicas reunidas e falta só resolver a parte administrativa, que depende do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para dar início ao processo.

A legislação eleitoral prevê o recenseamento eleitoral no Senegal, Cabo Verde, Gâmbia, Mauritânia e Guiné-Conacri, no círculo de África, e Portugal, Espanha, França, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, no círculo da Europa.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu a Assembleia Nacional em maio e marcou eleições legislativas para 18 de dezembro, mas o Governo, após encontros com os partidos políticos, propôs que fossem adiadas para maio.

Umaro Sissoco Embaló marcou o escrutínio para 04 de junho.

Leia Também: Ministro espanhol em África para preparar presidência europeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório