Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Aperitivos com nitrogénio líquido provocam emergência médica na Indonésia

A província de Java Ocidental registou pelo menos 28 casos de intoxicação alimentar e danos em órgãos internos, incluindo em crianças com idades entre os 4 e os 13 anos. As situações têm vindo a ser registadas desde novembro de 2022.

Aperitivos com nitrogénio líquido provocam emergência médica na Indonésia
Notícias ao Minuto

12:02 - 11/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Indonésia

Um aperitivo novo acabou por provocar uma emergência médica em Java Ocidental, na Indonésia. As autoridades de Saúde têm vindo a aconselhar extremo cuidado e atenção com os doces feitos com vapores de nitrogénio, chamados 'chiki ngebul'.

O 'chiki ngebul' - cereais envolvidos numa nuvem de nitrogénio líquido - tem vindo a ganhar popularidade entre as crianças recentemente. Mas já foram registados pelo menos 28 casos de intoxicação alimentar e danos em órgãos internos, incluindo em crianças com idades entre os 4 e os 13 anos, desde novembro de 2022.

"Recebemos uma diretriz do Ministério da Saúde para declarar isto uma emergência médica", referiu Dewi Ambarwati, o responsável de vigilância e imunizações da Agência de Saúde de Java Ocidental, em declarações à imprensa local.

A agência também aconselhou os pais a manterem os filhos longe do 'chiki ngebul' para já. O que pode ser mais fácil dizer do que fazer, já que o aperitivo é geralmente encontrado junto de vendedores ambulantes.

Tendo em conta que o snack já existe há vários anos, as autoridades de Saúde estão a averiguar se a  onda de casos recente foi causada por produtores negligentes, antes de ser imposta uma proibição total do aperitivo.

Para já, as autoridades dizem estar a intensificar a supervisão da produção e dos aspetos comerciais do 'chiki ngebul'.

Leia Também: Indonésia. Finge-se de morta e partilha imagens para não pagar dívida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório