Um aperitivo novo acabou por provocar uma emergência médica em Java Ocidental, na Indonésia. As autoridades de Saúde têm vindo a aconselhar extremo cuidado e atenção com os doces feitos com vapores de nitrogénio, chamados 'chiki ngebul'.
O 'chiki ngebul' - cereais envolvidos numa nuvem de nitrogénio líquido - tem vindo a ganhar popularidade entre as crianças recentemente. Mas já foram registados pelo menos 28 casos de intoxicação alimentar e danos em órgãos internos, incluindo em crianças com idades entre os 4 e os 13 anos, desde novembro de 2022.
"Recebemos uma diretriz do Ministério da Saúde para declarar isto uma emergência médica", referiu Dewi Ambarwati, o responsável de vigilância e imunizações da Agência de Saúde de Java Ocidental, em declarações à imprensa local.
A agência também aconselhou os pais a manterem os filhos longe do 'chiki ngebul' para já. O que pode ser mais fácil dizer do que fazer, já que o aperitivo é geralmente encontrado junto de vendedores ambulantes.
Tendo em conta que o snack já existe há vários anos, as autoridades de Saúde estão a averiguar se a onda de casos recente foi causada por produtores negligentes, antes de ser imposta uma proibição total do aperitivo.
Para já, as autoridades dizem estar a intensificar a supervisão da produção e dos aspetos comerciais do 'chiki ngebul'.
Leia Também: Indonésia. Finge-se de morta e partilha imagens para não pagar dívida