Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Morreu Baadani, líder do maior partido ultraortodoxo do Governo de Israel

O rabino Shimon Baadani, líder espiritual do maior partido ultraortodoxo do governo de Israel, morreu hoje aos 94 anos, informou o seu partido Shass.

Morreu Baadani, líder do maior partido ultraortodoxo do Governo de Israel
Notícias ao Minuto

09:15 - 11/01/23 por Lusa

Mundo Israel

Os seguidores do rabino e o líder do partido sefardita Shass, Arie Dery, manifestaram-se "chocados, angustiados e devastados" pela sua "ascensão turbulenta ao céu", referiu o partido em comunicado.

O rabino Baadani "promoveu a Tora em Israel e na diáspora, foi um dos fundadores do Shass e foi maravilhosamente devotado", disse Arié Dery, também vice-primeiro-ministro e ministro do Interior.

Baadani liderou o Conselho dos Anciãos da Tora, o órgão supremo do Shass, desde a morte em agosto do rabino Shalom Cohen.

Pouco conhecido do público em geral, mas influente nos círculos religiosos judaicos sefarditas, morava na cidade de Bnei Brak, perto de Tel Aviv.

Nascido em 1928, foi um dos primeiros rabinos nomeados para o Conselho dos Anciãos da Tora quando o partido foi formado em 1984.

O partido Shass é um importante aliado do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que no final de dezembro formou o governo de direita com outros partidos ultraortodoxos e de extrema-direita da história de Israel.

Leia Também: Israelitas discutem em Abu Dhabi segurança com parceiros árabes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório