Morreu Baadani, líder do maior partido ultraortodoxo do Governo de Israel

O rabino Shimon Baadani, líder espiritual do maior partido ultraortodoxo do governo de Israel, morreu hoje aos 94 anos, informou o seu partido Shass.

rabino Shimon Baadani, israel

© AVICHAI NITZAN/AFP via Getty Images

Lusa
11/01/2023 09:15 ‧ 11/01/2023 por Lusa

Mundo

Israel

Os seguidores do rabino e o líder do partido sefardita Shass, Arie Dery, manifestaram-se "chocados, angustiados e devastados" pela sua "ascensão turbulenta ao céu", referiu o partido em comunicado.

O rabino Baadani "promoveu a Tora em Israel e na diáspora, foi um dos fundadores do Shass e foi maravilhosamente devotado", disse Arié Dery, também vice-primeiro-ministro e ministro do Interior.

Baadani liderou o Conselho dos Anciãos da Tora, o órgão supremo do Shass, desde a morte em agosto do rabino Shalom Cohen.

Pouco conhecido do público em geral, mas influente nos círculos religiosos judaicos sefarditas, morava na cidade de Bnei Brak, perto de Tel Aviv.

Nascido em 1928, foi um dos primeiros rabinos nomeados para o Conselho dos Anciãos da Tora quando o partido foi formado em 1984.

O partido Shass é um importante aliado do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, que no final de dezembro formou o governo de direita com outros partidos ultraortodoxos e de extrema-direita da história de Israel.

Leia Também: Israelitas discutem em Abu Dhabi segurança com parceiros árabes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas