PR Cabo Verde condena ataques e diz-se solidário com homólogo brasileiro

O Presidente de Cabo Verde condenou hoje os ataques a edifícios públicos em Brasília e manifestou a sua solidariedade ao seu homólogo brasileiro, Lula da Silva.

Notícia

© Lusa

Lusa
09/01/2023 07:18 ‧ 09/01/2023 por Lusa

Mundo

Brasil

"Acompanho com enorme preocupação os acontecimentos em Brasília, condeno veementemente os atos violentos antidemocráticos e manifesto a minha solidariedade e apoio ao Presidente Lula da Silva e às autoridades legítimas da República Federativa do Brasil", escreveu José Maria Neves, na sua página pessoal na rede social Facebook.

Antes da mensagem, o Governo de Cabo Verde já havia condenado os "violentos ataques" no Brasil, decorrentes das invasões do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal, manifestando "total solidariedade para com a Presidência da República" do Brasil.

Em comunicado, assinado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, "o Governo da República de Cabo Verde condena veementemente os violentos ataques perpetrados hoje contra as instituições democráticas da República Federativa do Brasil".

O Presidente brasileiro decretou a intervenção federal em Brasília depois de centenas de apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro terem invadido e vandalizado o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sedes dos poderes legislativo, executivo e judicial.

Os manifestantes, que furaram as barreiras de proteção da polícia, pediam uma intervenção militar para derrubar o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, uma semana após a sua tomada de posse.

A Polícia Militar conseguiu, entretanto, recuperar o controlo da sede do STF e o chefe de Estado brasileiro prometeu que todos os responsáveis pelas invasões serão punidos.

Leia Também: Sindicato alerta para ataques terroristas nas refinarias do Brasil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas