Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Karma is a GRETA? Do grupo homónimo ao Twitter... e acabando nos memes

Andrew Tate foi detido pelas autoridades romenas com a 'ajuda' da ativista, mas também com a ajuda de uma organização com o mesmo nome da sueca, de 19 anos.. Confuso? Esclareça as questões sobre o caso que envolve o ex-kickboxer... e aproveite para ver como a internet reagiu.

Karma is a GRETA? Do grupo homónimo ao Twitter... e acabando nos memes
Notícias ao Minuto

19:41 - 30/12/22 por Teresa Banha

Mundo Andrew Tate

Poucas horas depois da detenção do influencer Andrew Tate, na Roménia, na quinta-feira, a internet não resistiu a continuar a reagir ao caso polémico que envolve Tate, a ativista Greta Thunberg e a troca de palavras acesa entre os dois.

"Um polícia romeno a divertir-se com o 'roast' da Greta Thunberg ao Andrew Tate, mas depois vê a caixa de pizza", escreveu um utilizador, referindo-se à teoria de que terá sido após verem o vídeo que foi em resposta para a ativista que as autoridades romenas localizaram o ex-atleta.

Na imagem aparece Leonardo DiCaprio no filme 'Era uma vez... em Hollywood", numa das cenas em que o ator aponta para a televisão.

"Ok, quem fez isto?", comentou um outro utilizador, com uma montagem de uma cena de um dos filmes da saga 'Harry Potter', quando o vilão Voldemort é 'separado' da personagem principal. "O que lhe aconteceu?', questiona Harry, referindo-se ao pedaço do vilão que foi separado de si [com referência a Tate]. "Uma ativista sueca foi cruel para ele no Twitter", responde a outra personagem.

O mesmo utilizador volta ainda a publicar com referência ao caso, utilizando os 'Simpsons'. "Pára, ele já está morto", lê-se na imagem, referindo-se à resposta final de Greta após a detenção - que pode ver abaixo.

Ainda uma outra conta fez várias referências ao caso, como uma imagem com carros nitidamente abandonados, ou mesmo um caixote cheio de pizzas ou um cidadãos a olhar para uma peça de arte num museu - substituída pela conversa dos dois envolvidos.

Também para os fãs da séria 'Guerra dos Tronos' há referências, com uma montagem de Greta na personagem de Olenna Tyrell, que lança uma das frases mais emblemáticas da série quando admite que envenenou uma das personagens. "Diz ao Andrew, Quero que ele saiba que fui eu", aponta.

Para além dos 'memes', há ainda utilizadores que deixam as suas opiniões na rede social. "Os tweets da Greta podem ter salvado o Twitter", escreve um utilizador. E o comediante Mitch Benn comentou toda a polémica. "A Greta tem mesmo um pénis pequeno. O teu. Está num frasco em cima da secretária dela", comentou.

Outras imagens foram deixadas nas redes sociais, utilizando 'memes' já virais.

Entre outras centenas de 'memes' que estão na internet, há também referências a Donald Trump, que já criticou Greta, dizendo que ela era uma criança "zangada".

"Aqui está uma criança que não sabe nada sobre ciência e a quem não deveria ser dada uma plataforma", escreve uma utilizadora com uma imagem de Greta ao lado do ex-presidente dos Estados Unidos. "A outra é a Greta Thunberg".

Mas como chegámos até aqui?

Tudo começou a meio de novembro deste ano, quando o polémico ex-atleta regressou à rede social Twitter (já sob os comandos de Elon Musk). Na altura, Tate deixou um agradecimento a Elon Musk partilhando um vídeo. "Decidi voar até ao estado falhado da Califórnia, dirigir-me à sede do Twitter e dizer ao Elon Musk que ele é uma lenda", escreveu na publicação.

O empresário, envolvido em várias polémicas pelos seus comentários misóginos, sexistas e negacionistas quanto ao aquecimento global e à Covid-19, estava suspenso da rede social desde 2017, depois de ter desrespeitado os termos e condições da rede social.

Mas o antigo pugilista britânico-americano voltou a pisar a linha no Twitter esta semana, quando provocou a ativista Greta Thunberg. "Olá, Greta Thunberg. Tenho 33 carros", começou por escrever, vangloriando-se também sobre os seus carros e sobre as "enormes emissões" dos mesmos. "Por favor dá-me o teu endereço de e-mail para que possa enviar-te uma lista completa da minha coleção de carros e as suas respetivas enormes emissões", rematou.
  

A sueca, que foi eleita pela revista Time 'Personalidade do Ano', em 2019, não demorou a responder-lhe, incendiando as redes sociais. "Sim, por favor esclarece-me. Envia-me um e-mail para pénispequeno@arranjaumavida.com". Refira-se que a jovem escreve "small dick energy", expressão que encapsula um uso tóxico de aparente masculinidade como forma de compensar potencial falta de confiança.

A resposta da jovem foi tão polémica que bateu recordes, tornando-se Greta a primeira mulher a ter mais de três milhões de 'gostos' num tweet.

Acontece que Tate não conseguiu ficar 'calado', e acabou por responder à jovem publicando o tal vídeo em que se vê a caixa de pizza de marca romena. Esta é uma teoria que não está confirmada pelas autoridades, até porque Tate já tinha publicado vídeos a dizer que estava no país.. As imagens do momento da detenção foram conhecidas pouco tempo depois da operação, na qual também o seu irmão, Tristan, está envolvido. Ambos são suspeitos terão constituído um grupo criminoso organizado, que recrutava, alojava e explorava mulheres, obrigando algumas a participar em conteúdos com teor pornográfico, destinados à distribuição 'online'.

Greta teve a palavra final e, poucas horas depois, respondeu ao vídeo - já sabendo da detenção, e com o humor característico de uma ativista climática. "É isto que acontece quando não reciclam as caixas de pizza", notou, dado que as autoridades conseguiram identificar Tate ao localizar um produto romeno.

Greta há só uma? Neste caso, não

Uma utilizadora lembra ainda que o o Grupo de Especialistas em Ação para o Tráfico Humano apontou, em 2021, a Roménia como um país aonde há um grande número de casos deste crime, de que Tate é acusado. E o que tem isto a ver com Greta? O nome, já que a sigla do grupo ativista é GRETA.

Leia Também: Resposta de Greta Thunberg a Andrew Tate quebra recorde no Twitter

Recomendados para si

;
Campo obrigatório