Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Sérvios do Kosovo começam a retirar barricadas da fronteira

Os sérvios do Kosovo começaram hoje a desmantelar as barricadas que impediam a passagem nas estradas de acesso à fronteira com a Sérvia, de acordo com a polícia do Kosovo e imagens transmitidas pela televisão estatal sérvia.

Sérvios do Kosovo começam a retirar barricadas da fronteira
Notícias ao Minuto

12:00 - 29/12/22 por Lusa

Mundo Sérvia

Filas de carros e camiões formaram-se no lado sérvio da principal passagem da fronteira onde as barricadas foram erguidas, depois de três semanas sem poderem fazer a travessia.

O Presidente da Sérvia já tinha anunciado, esta madrugada, que os sérvios do Kosovo iam começar a remover as barricadas que bloqueiam o tráfego no norte do Kosovo desde 10 de dezembro, erguidas contra uma alegada política discriminatória do governo kosovar.

"As barricadas serão removidas, mas não a desconfiança", disse Aleksandar Vucic, na cidade sérvia Raska (sul), no final de uma reunião com representantes da minoria sérvia do Kosovo, relatou a televisão pública sérvia RTS.

De acordo com Vucic, os representantes sérvios do Kosovo insistiram que não confiam nas autoridades de Pristina.

"Se as detenções e o terror contra nós continuarem, fecharemos para sempre o norte do Kosovo", indicaram, numa mensagem lida por Vucic.

Os sérvios do Kosovo exigiram também que a Sérvia não reconheça a independência que a antiga província do Kosovo, povoada por uma maioria albanesa, proclamou em 2008.

Em novembro passado, 600 membros da minoria sérvia do Kosovo, que faziam parte das forças policiais e da administração pública, demitiram-se na sequência do anúncio de Pristina de que ia proibir a circulação de veículos com matrículas provenientes da Sérvia.

A tensão agravou-se nos dias seguintes e, em 10 de dezembro, várias centenas de sérvios do Kosovo montaram bloqueios nas estradas do norte de Kosovo, paralisando o tráfego em dois pontos importantes da fronteira com a Sérvia.

O Kosovo, habitado sobretudo por albaneses étnicos, tornou-se unilateralmente independente da Sérvia em 2008, na sequência de uma guerra entre independentistas e guerrilheiros de Belgrado, mas a Sérvia nunca reconheceu a independência do território.

Leia Também: Sérvios do Kosovo vão começar a retirar barreiras, anuncia presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório