Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Sérvios do Kosovo vão começar a retirar barreiras, anuncia presidente

O Presidente da Sérvia anunciou que os sérvios do Kosovo vão começar a remover as barricadas que bloqueiam o tráfego no norte do Kosovo desde 10 de dezembro, erguidas contra uma alegada política discriminatória do governo kosovar.

Sérvios do Kosovo vão começar a retirar barreiras, anuncia presidente
Notícias ao Minuto

07:21 - 29/12/22 por Lusa

Mundo Aleksandar Vucic

"As barricadas serão removidas, mas não a desconfiança", disse Aleksandar Vucic, na cidade sérvia Raska (sul), no final de uma reunião com representantes da minoria sérvia do Kosovo, relatou a televisão pública sérvia RTS.

A retirada vai começar hoje e será concluída dentro de um ou dois dias.

De acordo com Vucic, os representantes sérvios do Kosovo insistiram que não confiam nas autoridades de Pristina.

"Se as detenções e o terror contra nós continuarem, fecharemos para sempre o norte do Kosovo para as instituições discriminatórias de Pristina", indicaram, numa mensagem lida por Vucic.

Os sérvios do Kosovo exigiram também que a Sérvia não reconheça a independência que a antiga província do Kosovo, povoada por uma maioria albanesa, proclamou em 2008.

Os sérvios do Kosovo protestam há quase três semanas contra as políticas e medidas governamentais kosovares que consideram cada vez mais discriminatórias em relação à minoria, e acusaram Pristina de restringir os seus direitos.

Vucic disse ter recebido garantias dos Estados Unidos e da União Europeia de que as exigências dos sérvios para a remoção do bloqueio seriam satisfeitas.

O anúncio da retirada dos bloqueios de estradas chega horas depois do antigo polícia sérvio do Kosovo Dejan Pantic, cuja detenção no dia 10 provocou tensões entre Pristina, por um lado, e a minoria sérvia do Kosovo e Belgrado, por outro, ter sido transferido da prisão para a sua casa, onde deverá permanecer em prisão domiciliária.

Aquela detenção, que os sérvios consideraram infundada e uma intimidação da população sérvia, desencadeou o descontentamento.

Para a remoção do bloqueio, os sérvios também apelaram à libertação de várias outras pessoas, bem como à retirada das unidades especiais de polícia enviadas para o norte por Pristina, argumentando que a presença viola acordos internacionais.

Vucic também indicou que os sérvios do Norte não vão regressar às instituições do Kosovo, das quais saíram em novembro passado, até Pristina cumprir o compromisso de conceder alguma forma de autonomia à minoria.

Leia Também: EUA e UE pedem a Kosovo e Sérvia que se abstenham de "provocações"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório