Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Cheias obrigam a evacuações na Malásia. Dezenas de milhares afetados

Veja aqui as imagens que ilustram a dimensão das inundações no país asiático.

Notícias ao Minuto

18:16 - 21/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Malásia

Várias cidades na Malásia ficaram inundadas na sequência das chuvas torrenciais que se fizeram sentir recentemente no país. Por isso diversas evacuações, que afetaram mais de 72 mil pessoas, mediante a expetativa de persistência das chuvas e consequentes cheias, reporta a Reuters.

Pelo menos duas pessoas morreram esta semana, na sequência destas inundações que afetaram cinco estados da Malásia.

As autoridades, por sua vez, viram-se obrigadas a criar centenas de abrigos para deslocados - que, com o passar do tempo, aparentam ser cada vez mais.

Imagens e vídeos que circulam já nas redes sociais e nas agências internacionais mostram a abundância de água castanha que existe nas regiões afetadas, levando ao transbordo de rios e fortes danos em infraestruturas.

A situação obrigou, por sua vez, as equipas de socorro a vaguearem por estes locais em busca de vítimas.

O Departamento de Rega e Drenagem (DID) alertou para a possibilidade de ocorrência de novas cheias nos próximos dias, numa altura em que vigora a época das monções no país, de outubro a março. As autoridades instaram, assim, os residentes das cidades afetadas por estes fenómenos a abandonarem as mesmas, caso possível.

Segundo especialistas, a rápida urbanização, a conversão de florestas em povoamentos e a prática da agricultura industrial tornaram até mesmo as zonas do interior da Malásia, incluindo a capital Kuala Lumpur, cada vez mais vulneráveis a inundações extremas. Isto numa altura em que as tempestades se intensificam, devido às alterações climáticas.

Veja, na galeria acima, as imagens que ilustram a dimensão das inundações no país asiático.

Leia Também: Aumenta para 24 o número de mortos em deslizamento de terra na Malásia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório