Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Moçambique cria grupo para analisar viabilidade das eleições distritais

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou hoje a criação de um grupo consultivo para "avaliar a pertinência" das eleições distritais previstas para 2024.

Moçambique cria grupo para analisar viabilidade das eleições distritais
Notícias ao Minuto

13:28 - 20/12/22 por Lusa

Mundo Moçambique

"Para melhor preparar as eleições distritais, iremos criar, no início do próximo ano, um grupo consultivo de eleições, envolvendo todas as sensibilidades da sociedade", disse o chefe de Estado moçambicano, no seu discurso anual sobre o estado da nação na Assembleia da República, em Maputo.

A introdução de eleições distritais a partir de 2024 é parte do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional assinado em agosto de 2019 entre o Governo da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo) e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição e que mantém um 'braço armado' que está em processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR).

As dúvidas sobre a viabilidade das eleições distritais foram levantadas pelo próprio Presidente em meados deste ano, num momento em que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) alertava para limitações orçamentais para o próximo ciclo eleitoral em Moçambique.

Segundo o chefe de Estado moçambicano, o grupo consultivo que será criado vai ter a missão de promover uma "reflexão fundamentada" sobre a pertinência das eleições distritais previstas para 2024 e o resultado será submetido ao parlamento para a decisão final.

"Pretendemos desenvolver uma democracia sólida e sustentável, capaz de nos unir naquilo que é essencial e evitando atritos em assuntos marginais", frisou Nyusi.

Moçambique começa em 2023 um novo ciclo eleitoral, com a realização das eleições autárquicas, seguidas de gerais em 2024 (presidenciais, legislativas, provinciais e possivelmente as distritais).

Segundo dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE) avançados em junho deste ano, Moçambique precisava de cerca de 287 milhões de euros para cobrir o próximo ciclo eleitoral.

Leia Também: Justiça rejeita pedido para recorrer contra extradição de Chang para EUA

Recomendados para si

;
Campo obrigatório