Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Navio humanitário resgata 108 pessoas no Mediterrâneo Central

O governo de Malta criou grandes dificuldades ao resgate, mas os migrantes foram eventualmente levados para um porto italiano.

Navio humanitário resgata 108 pessoas no Mediterrâneo Central
Notícias ao Minuto

12:48 - 20/12/22 por Hélio Carvalho

Mundo Migrantes

O navio humanitário Sea-Eye 4 resgatou, na segunda-feira, 108 migrantes que navegam em duas frágeis embarcações no Mediterrâneo Centra, transportando-os para a costa italiana.

A embarcação, da organização não-governamental (ONG) alemã Sea-Eye, começou por resgatar 68 migrantes de uma embarcação de traficantes na semana passada. No domingo, foram salvas mais 45 pessoas, que seguiam num barco de plástico, já dentro da zona de busca e resgate de Malta.

Num comunicado publicado no Twitter, a Sea-Eye disse que os dois governos procuraram impedir o resgate dos migrantes.

"Malta instruiu os dois navios mercantes a ignorar o resgate e ameaçou com consequências. É um escândalo que Malta não realize os seus próprios resgates na sua própria zona de busca e resgate, mas tente ativamente impedir resgates por navios mercantes", explicou a ONG.

O governo italiano eventualmente disse ao Sea-Eye 4 para se dirigir ao porto de Livorno, avisando o navio para não acolher mais migrantes.

A ONG demorou 35 horas a encontrar a segunda embarcação, graças ao contacto com outros dois navios mercantes malteses.

Em entrevista ao Notícias ao Minuto, a porta-voz de outra ONG que opera no Mediterrâneo Central, a SOS Mediterranée, explicou a crescente criminalização das operações de resgate nesta zona do globo, que diz ser "a rota migratória mais mortífera do mundo". Pode ler a entrevista aqui.

Leia Também: "O mar onde se banham é a rota migratória mais mortífera do mundo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório