Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Grécia. Bebé morre em naufrágio de barco com imigrantes na ilha de Lesbos

Um bebé de dois meses foi encontrado morto na sexta-feira após um barco de imigrantes ter naufragado na ilha de Lesbos, na Grécia, disse hoje um médico legista.

Grécia. Bebé morre em naufrágio de barco com imigrantes na ilha de Lesbos
Notícias ao Minuto

22:02 - 17/12/22 por Lusa

Mundo Naufrágio

A criança foi transportada para o hospital onde foi declarada morta, precisou o médico Theodoros Nousias em declarações à agência de notícias francesa AFP.

Um barco que transportava migrantes, principalmente de África, virou-se ao embater nas rochas na área de Fara, segundo fontes do centro de receção de migrantes de Lesbos.

Durante as operações de resgate, 30 homens, mulheres e crianças foram encontrados sãos e salvos, segundo o último relatório da Guarda Costeira.

Outras duas pessoas, levemente feridas, também foram resgatadas, elevando o número de sobreviventes para 32.

A ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusou as forças de segurança gregas de terem impedido por duas horas o acesso das suas equipas aos migrantes no mar.

"Nunca saberemos se essas duas horas nos teriam permitido salvar a vida do bebé", disse a ONG.

A MSF garante que continuavam desaparecidas 16 pessoas que estavam a bordo, entre as quais a mãe da bebé.

Segundo a Guarda Costeira grega, 1.500 pessoas foram resgatadas durante os primeiros 8 meses de 2022, em comparação com pouco menos de 600 no ano passado.

Desde o início do ano, 360 pessoas que fugiram de guerras e da pobreza na África ou na Ásia com destino à Europa morreram afogadas no Mediterrâneo oriental, segundo a Organização Internacional para as Migrações (OIM).

As tragédias humanas estão a aumentar, devido aos riscos assumidos pelos migrantes que embarcam em barcos improvisados ??por mares tempestuosos ou mesmo furiosos no outono e no inverno.

Em 11 de outubro, pelo menos trinta pessoas morreram em dois naufrágios nas ilhas de Lesbos e Kythera. Durante este último naufrágio, que matou pelo menos oito pessoas, dezenas de sobreviventes, principalmente do Iraque, Irão e Afeganistão, encalhados no sopé de um penhasco, foram içados pelos socorristas com um guincho.

No início de novembro, mais de 21 pessoas morreram e dezenas foram dadas como desaparecidas em dois naufrágios simultâneos nas ilhas de Samos e Eubéia.

E no final de novembro, cerca de 500 migrantes foram resgatados no mar ao largo de Creta, levando Atenas a apelar à "solidariedade" europeia para cuidar deles.

Leia Também: Ministra do Trabalho divulga Programa Regressar junto de emigrantes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório