Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Rússia envia polícia de choque para Mariupol para impedir novos protestos

As autoridades russas enviaram hoje um grupo de polícia de choque de São Petersburgo para a cidade ucraniana de Mariupol, na região anexada de Donetsk, com o objetivo de bloquear uma nova onda de protestos contra o governo pró-Rússia.

Rússia envia polícia de choque para Mariupol para impedir novos protestos
Notícias ao Minuto

07:11 - 17/12/22 por Lusa

Mundo Mariupol

De acordo com uma mensagem publicada no serviço de mensagens Telegram do assessor do presidente da câmara de Mariupol, Petro Andryushchenko, as forças policiais já estão a patrulhar as ruas da cidade perante um caso de "protestos massivos".

Mariupol foi desde a primeira hora da guerra palco de intensos confrontos entre a Rússia e a Ucrânia.

A cidade acabou por cair aos pés de Moscovo, que agora está a tentar fazer da Mariupol uma espécie de centro logístico militar, segundo a agência de notícias ucraniana Ukrinform.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,8 milhões para países europeus --, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa -- justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia -- foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.755 civis mortos e 10.607 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Tribunais pró-russos de Donetsk vão julgar 70 soldados do regimento Azov

Recomendados para si

;
Campo obrigatório