A investigação, realizada pela companhia ferroviária Dutch Railways, procura esclarecer até que ponto o sistema apoiou o extermínio de judeus pela Alemanha nazi durante a guerra.
O Centro de Estudos do Genocídio e do Holocausto deverá apresentar as conclusões num prazo de cerca de três e meio.
A companhia ferroviária, por sua vez, destacou que o objetivo da investigação é também aprofundar o "entendimento histórico" das "próprias ações" dos Países Baixos durante os anos de guerra.
O país usou comboios especiais durante a ocupação alemã para deportar um grande número de pessoas para campos de concentração e extermínio.
A Dutch Railways referiu-se a esse período como um "capítulo negro" na história da empresa e pediu desculpas em 2005 pelo que aconteceu.
Mais de 5.000 judeus deportados e as suas famílias receberam indemnizações de cerca de 43 milhões de euros da empresa em 2021.
Leia Também: Marinha deteta mina da II Guerra com cerca de 600 quilos de explosivos