Na quarta-feira, decorre a entrega do prémio Sakharov para a liberdade de pensamento aos quatro representantes do povo ucraniano, cerimónia que conta com a intervenção remota do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky,e a presença de quatro representantes da resistência a Moscovo.
NA segunda-feira, os eurodeputados poderão trocar informações com os quatro laureados presentes em Estrasburgo, à margem da sessão plenária.
O tema da Ucrânia regressa à plenária na quinta-feira, com o PE a debater a situação humanitária na Ucrânia devido aos bombardeamentos russos a infraestruturas críticas.
Após os ataques sistemáticos da Rússia às infraestruturas críticas e a centros civis da Ucrânia, bem como outros crimes cometidos pelo regime do presidente Vladimir Putin contra o povo ucraniano, os eurodeputados consideraram em novembro que a Rússia um Estado patrocinador do terrorismo.
Na agenda de trabalhos dos eurodeputados está ainda o debate, na segunda-feira, e votação, na terça-feira, do relatório de iniciativa sobre "Uma Visão a Longo Prazo para as Zonas Rurais da União Europeia -- Rumo a áreas rurais mais fortes, conectadas, resilientes e prósperas até 2040", cuja relatora é Isabel Carvalhais (PS).
Leia Também: Declarar Rússia como estado terrorista? "Não está em discussão"