Duas pessoas morrem durante protestos contra prisão de ativista no Iraque

Pelo menos duas pessoas morreram quarta-feira no Iraque após as forças de segurança terem aberto fogo contra uma multidão que protestava contra a prisão de um ativista iraquiano por alegadas críticas a instituições públicas.

Notícia

© Reuters

Lusa
08/12/2022 00:16 ‧ 08/12/2022 por Lusa

Mundo

Iraque

Centenas de manifestantes saíram à rua em Nasiriyah (sul) contra a condenação de Hayder Hamid al-Zaidi de três anos de prisão.

De acordo com duas fontes, da administração local e médica, as forças de segurança tentaram dispersar os manifestantes com disparos, matando duas pessoas e ferindo outras 17.

Ambas as fontes falaram sob condição de anonimato à agência de notícias Associated Press (AP), porque não estavam autorizadas a falar com a imprensa sobre o assunto.

Zaidi, de 20 anos, foi condenado na segunda-feira num tribunal criminal de Bagdade por comentários publicados no Twitter que afirma não ter feito.

O jovem foi detido pelas publicações na rede social e libertado após 16 dias sob fiança. Declarou que a sua conta havia sido hackeada.

Em causa está uma publicação feita em janeiro com uma fotografia do vice-comandante das Forças de Mobilização Popular, Abu Mahdi al-Muhandis, um grupo formado principalmente por paramilitares xiitas. Hayder Hamid al-Zaidi terá gozado com a designação de "mártir" por muitos no Iraque e descreveu-o como um "agente espião".

Muhandis foi morto num ataque dos Estados Unidos em janeiro de 2020, que também matou o comandante da Força Quds de elite do Irã, o general Qassem Soleimani.

Zaidi é acusado de acordo com uma secção do código penal que proíbe insultar publicamente qualquer instituição ou funcionário do Governo.

Leia Também: Irão e Iraque dão prioridade a cooperação conjunta contra terrorismo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas