Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

"O apocalipse pode acontecer" em Kyiv, alerta autarca

Com o inverno e os ataques russos às infraestruturas essenciais da Ucrânia, autarca de Kyiv avisa que os residentes da capital devem estar preparados para o pior cenário.

"O apocalipse pode acontecer" em Kyiv, alerta autarca
Notícias ao Minuto

21:34 - 07/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O autarca de Kyiv, Vitali Klitschko, alertou para um cenário de "apocalipse" na capital ucraniana, caso a Rússia continue a danificar as infraestruturas essenciais do país.

"Kyiv pode perder energia, água e aquecimento. O apocalipse pode acontecer, como nos filmes de Hollywood, quando não for possível viver nas casas devido à baixa temperatura", disse o autarca, citado pela Sky News.

Segundo o responsável, até ao momento, não há necessidade de evacuar as residências, contudo, as pessoas devem estar preparadas para esta hipótese.

Klitschko adiantou que Kyiv não tem ainda abrigos aquecidos suficientes para os 3,6 milhões de residentes da cidade, em caso de apagão total, mas já foram preparados "quase 500".

"Se o fornecimento de eletricidade continuar ausente enquanto as temperaturas externas permanecerem baixas, infelizmente seremos forçados a drenar a água dos edifícios. Caso contrário, a água pode congelar e quebrar toda a rede de abastecimento de água, e os edifícios ficarão totalmente impróprios para uso posterior", notou.

O autarca tem pedido aos residentes que preparem suprimentos de emergência, como comida, água, roupa e os seus documentos.

No Telegram, por exemplo, Klitschko fez esta quarta-feira uma publicação na qual dava conta de que as autoridades "continuam a informar os cidadãos de Kyiv sobre o funcionamento de certas instalações e instituições comunitárias equipadas com fontes de energia autónomas e prontas para funcionar em condições de falta de fornecimento de eletricidade".

Leia Também: AO MINUTO: Nono pacote de sanções da UE a caminho; "Máscaras caíram"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório