Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Gregos protestam com violência após tiroteio policial contra jovem cigano

Protestos violentos eclodiram hoje na segunda maior cidade da Grécia, Salónica, por causa de um tiroteio policial contra um jovem cigano após alegadamente ter abastecido a sua viatura numa gasolineira sem pagar.

Notícias ao Minuto

22:52 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Grécia

O adolescente de 16 anos encontra-se em estado crítico num hospital de Salónica.

O agente que terá disparado contra a cabeça do jovem foi preso e suspenso do serviço, disse a polícia daquela cidade do norte do país.

Cerca de 1.500 pessoas participaram na noite de hoje numa marcha de protesto organizada por grupos de esquerda e anarquistas no centro da Salónica.

Alguns manifestantes destruíram lojas e atiraram 'cocktails molotov' à polícia, que respondeu com gás lacrimogéneo e granadas de efeito moral.

A polícia deteve seis pessoas.

Antes do protesto, cerca de cem homens de etnia cigana montaram barricadas, bloqueando a estrada principal junto ao hospital, onde o jovem está a receber tratamento, e atearam fogo a caixotes do lixo.

Também várias centenas de pessoas se manifestaram no centro de Atenas, registando-se breves confrontos com a polícia no fim do protesto.

Membros da comunidade cigana da Grécia e ativistas de direitos humanos frequentemente acusam as autoridades gregas de discriminar os ciganos.

Vários ciganos foram mortos a tiro ou feridos nos últimos anos durante confrontos com a polícia, enquanto alegadamente tentavam fugir da prisão por violações da lei.

O jovem ferido não foi identificado, mas foi reconhecido por familiares como sendo membro da minoria cigana.

As forças policiais disseram que o polícia de 34 anos foi detido sob suspeita de disparar contra o adolescente e está suspenso. Segundo a polícia, está a decorrer uma investigação interna.

O incidente ocorreu na madrugada de hoje.

Uma patrulha de mota da polícia perseguiu a carrinha de caixa aberta do jovem depois de um funcionário do posto de combustível ter-se queixado de uma conta de 20 euros por pagar.

O polícia detido deverá apresentar-se perante um procurador público na terça-feira sob a acusação de tentativa de homicídio culposo.

A polícia indicou que o agente disparou dois tiros para tentar impedir o suspeito de bater na sua mota.

Um comunicado revelou hoje que o motorista da carrinha de caixa aberta havia "feito repetidamente manobras perigosas" e passou por sinais vermelhos antes do início dos disparos.

Comentando o caso, o porta-voz do Governo grego, Giannis Oikonomou, salientou que "o valor de uma vida humana nunca pode ser medido por qualquer quantia de dinheiro".

O incidente aconteceu na véspera dos protestos anuais na Grécia para marcar o tiroteio fatal de Alexandros Grigoropoulos, de 15 anos, em Atenas, em 2008, cuja morte desencadeou os piores tumultos na história grega recente, que duraram semanas e provocaram grandes danos a particulares e a propriedade pública.

Leia Também: Polícia grego detido depois de disparar contra adolescente cigano

Recomendados para si

;
Campo obrigatório