Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Polícia grego detido depois de disparar contra adolescente cigano

O jovem era suspeito de abastecer uma viatura sem pagar. O governo condenou o uso de força letal para responder a uma contraordenação comparativamente leve.

Polícia grego detido depois de disparar contra adolescente cigano
Notícias ao Minuto

20:29 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Grécia

Um polícia foi detido esta segunda-feira na Grécia, depois de ter alvejado na cabeça um jovem de 16 anos de etnia cigana, numa perseguição policial durante a manhã na cidade de Tessalónica.

Segundo as autoridades, durante a manhã, um funcionário de uma estação de abastecimento chamou as autoridades, alegando que o adolescente abastecera com 20 euros de gasolina e arrancara sem pagar.

Na resposta, uma patrulha de polícias em motociclos perseguiu o jovem pela segunda maior cidade do país, e o agente que seguia no lugar do passageiro disparou dois tiros. Num comunicado, a polícia grega explica que o agente terá disparado para impedir a carrinha de ir contra a mota e alega que o jovem terá "efetuado manobras perigosas". Depois dos tiros, o veículo acabou por parar.

O rapaz permanece em estado crítico num hospital, tendo sido apenas identificado pelos familiares como de etnia cigana. Já o polícia foi detido e será presente a julgamento na terça-feira, acusado de crimes de tentativa de homicídio.

Citado pelo The Guardian, o porta-voz do governo, Giannis Oikonomou, disse que "o valor de uma vida humana não pode ser medido em qualquer quantidade de dinheiro", criticando a reação exagerada da polícia a um alegado furto de combustível de apenas 20 euros.

Já o Syriza, partido que chegou a ser próximo do Bloco de Esquerda, reiterou que "a sociedade não pode continuar a tolerar este clima de medo criado pela brutalidade policial que, por razões triviais, ameaçou a vida de um menor de 16 anos".

O tiroteio surge nas vésperas dos protestos anuais contra a violência policial na Grécia que, desde a morte em 2008 de um jovem de 15 anos em Atenas, tem levado a fortes e violentas reações tanto pelos manifestantes como pelas forças policiais.

Leia Também: Oito em cada 10 ciganos na Europa vivem na pobreza e sem perspetivas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório