Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 34 mortos em deslizamento de terras na Colômbia

Há três menores entre as vítimas mortais.

Notícias ao Minuto

21:36 - 05/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Colômbia

Um deslizamento de terras no noroeste da Colômbia abateu-se sobre um autocarro, matando pelo menos 34 pessoas, anunciou esta segunda-feira o ministério do Interior do país.

Segundo o governo, citado pela agência Reuters, foram resgatadas com vida nove pessoas, mas o número de vítimas mortais aumentou consideravelmente durante o dia, à medida que foram sendo desenterrados mais corpos da viatura.

O deslizamento foi provocado pelas fortes chuvas que se fizeram sentir na região, especialmente entre as aldeias de Puerto Rico e Santa Cecília, na província de Risaralda, a cerca de 230 quilómetros de Bogotá.

O governo acrescentou ainda que, entre os mortos, contam-se três menores de idade. E das nove pessoas resgatadas com vida, quatro encontram-se em estado crítico.

Através do Twitter, o presidente colombiano, Gustavo Petro, descreveu o incidente como uma tragédia e prometeu que o governo apoiará as famílias das vítimas.

Os corpos estão a ser encaminhados para uma pavilhão desportivo da região. O autocarro tinha como destino a cidade de Cali, a terceira maior cidade da Colômbia.

Segundo a agência Reuters, este ano tem sido particularmente duro no que diz respeito a fenómenos meteorológicos extremos na Colômbia, com as chuvas fortes a serem responsáveis por mais de 216 mortes e pelo menos 538 mil desalojados, só este ano. Estão ainda desaparecidas 48 pessoas.

[Notícia atualizada às 23h38]

Leia Também: Colômbia. Pelo menos 3 mortos e 20 soterrados em deslizamento de terras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório