Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2023
Tempo
10º
MIN 4º MÁX 12º

PT propõe lei que proíbe uso político dos símbolos nacionais do Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) apresentou à Câmara dos Deputados um projeto de lei para proibir o uso político de símbolos nacionais do Brasil, presentes em manifestações antidemocráticas e a favor do atual Presidente, Jair Bolsonaro.

PT propõe lei que proíbe uso político dos símbolos nacionais do Brasil
Notícias ao Minuto

17:01 - 05/12/22 por Lusa

Mundo Brasil

A iniciativa, apresentada pelo deputado 'petista' Márcio Macedo é uma resposta ao uso de símbolos como a bandeira do Brasil em atos promovidos por 'bolsonaristas' na frente de quartéis, em que o Exército é chamado a intervir nas instituições.

Macedo, que pertence ao mesmo partido do Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tem defendido que o objetivo destas propostas é resguardar o uso da bandeira e evitar o seu desgaste e banalização, independentemente de partidos políticos e ideologias.

Caso o projeto seja aprovado, na próxima legislatura Lula da Silva estaria também proibido de usar a bandeira ou o hino durante atos de campanha.

Macedo explicou que o uso desnecessário de símbolos nacionais por fações políticas pode fazer com que esses emblemas que unem todos os brasileiros se tornem sinais de divisão.

"É o que temos visto ultimamente nas eleições, quando certos grupos têm usado símbolos nacionais para gerar divisão entre os brasileiros, espalhar ódio, discórdia e notícias falsas, até para advogar em favor do nazismo de cuja derrota o Brasil participou heroicamente em solo europeu", disse Macedo.

Desde que Lula da Silva venceu a segunda volta das eleições, em 30 de outubro, houve protestos e mobilizações exigindo intervenção militar no país.

Entre as imagens mais polémicas estão dezenas de pessoas alegadamente fazendo a saudação nazista enquanto gritavam em frente a um quartel em Santa Catarina, onde Bolsonaro obteve mais de 69% dos votos.

A iniciativa do deputado surge no momento em que a esquerda tem lançado uma espécie de campanha para tentar recuperar alguns símbolos nacionais distorcidos por Bolsonaro e seus apoiantes a tal ponto de que muitos brasileiros desistiram de vestir a 't-shirt' da equipa de futebol nacional.

Lula da Silva já criticou Bolsonaro pelo uso político desses símbolos, acusando-o de ter abandonado o povo brasileiro ao usar a bandeira para mentir e espalhar o ódio, e incentivou a esquerda a voltar a usar os símbolos nacionais.

Leia Também: Roubam picanha e são torturados em armazém de supermercado no Brasil

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório