Meteorologia

  • 09 FEVEREIRO 2023
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 17º

Presidente do Quénia suspende comissários que não validaram a sua vitória

O Presidente queniano, William Ruto, suspendeu quatro membros da comissão eleitoral que recusaram validar os resultados das últimas presidenciais, em que foi eleito.

Presidente do Quénia suspende comissários que não validaram a sua vitória
Notícias ao Minuto

17:08 - 02/12/22 por Lusa

Mundo Quénia

A decisão afeta Juliana Cherera, Francis Wanderi, Irene Masit e Justus Nyang'aya, todos acusados de violação dos seus deveres por terem recusado aceitar o anúncio dos resultados pelo presidente do organismo, Wafula Chebukati.

A Presidência queniana disse que um tribunal deveria decidir sobre a situação destas quatro pessoas e "preparar e entregar um relatório com recomendações", acrescentando que deve "exercer todos os poderes que lhe são concedidos por lei para a boa execução do seu mandato".

Os quatro abrangidos por esta decisão acusam Chebukati de manipular os resultados para beneficiar Ruto em detrimentodo seu principal rival, o antigo primeiro-ministro Raila Odinga, que tinha o apoio do presidente queniano cessante, Uhuru Kenyatta.

O Supremo Tribunal Queniano validou a vitória de Ruto em 05 de setembro, depois de um resultado de 50,5% dos votos. Odinga recebeu 48,85% dos votos, mas rejeitou imediatamente os resultados e denunciou uma fraude.

Leia Também: Quénia. Ministros entregam salário de um mês para apoiar resposta à seca

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório