Procurar

Marinha francesa apreendeu 4,6 toneladas de cocaína no golfo da Guiné

Mais de 4,6 toneladas de cocaína, avaliadas em cerca de 150 milhões de euros, foram apreendidas pela Marinha francesa a bordo de um rebocador brasileiro no golfo da Guiné, anunciaram hoje as autoridades francesas.

Marinha francesa apreendeu 4,6 toneladas de cocaína no golfo da Guiné

© iStock

Lusa
02/12/2022 14:52 ‧ há 2 anos por Lusa

A operação foi realizada com base em informações do Departamento Anti-Narcóticos (OFAST, no acrónimo em francês) da polícia judiciária francesa, no âmbito de uma investigação internacional realizada em conjunto com as autoridades brasileiras e norte-americanas.

O navio de 21,5 metros de comprimento foi "sujeito a vigilância especial", de acordo com o comunicado de imprensa do Centro Marítimo do Atlântico em Brest (oeste de França), citado pela agência France-Presse (AFP).

Na madrugada desta quarta-feira, marinheiros do porta-helicópteros anfíbios Tonnerre realizaram buscas nas instalações a bordo e localizaram fardos contendo 4.607 quilos de cocaína.

A intervenção contou com o apoio de um Falcon 50 da Marinha Francesa e de dois helicópteros a bordo.

"Os produtos apreendidos foram destruídos a bordo, antes do regresso à base em Toulon" (sul de França), precisou o Centro, que saúda a "perfeita cooperação entre os atores nacionais e internacionais da luta contra estupefacientes" que "tornou possível obter um resultado notável".

A operação permitiu coletar amostras e recolher informações, disse à AFP o procurador de Brest, Camille Miansoni, entidade judicial encarregada neste tipo de situações.

A tripulação e a embarcação foram deixados em liberdade, porque "o local da interceção do navio, ao largo da costa do Senegal" não permitiu "considerar o repatriamento da tripulação para Brest", precisou o procurador.

Leia Também: Apreendida no Aeroporto do Porto cocaína escondida em PlayStation

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10