Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Rússia lança novo satélite militar do cosmódromo de Plesetsk

A Força Aeroespacial Russa lançou hoje um foguete Soyuz-2.1b com um satélite militar a bordo a partir do cosmódromo de Plesetsk, no noroeste do país, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.

Rússia lança novo satélite militar do cosmódromo de Plesetsk
Notícias ao Minuto

22:10 - 28/11/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

Trata-se do quinto satélite militar enviado pelo Kremlin em menos de dois meses.

"Às 18:17, horário de Moscovo (15:17, em Lisboa), do Cosmódromo Estatal do Ministério da Defesa da Rússia (cosmódromo de Plesetsk) na região de Arkhangelsk, unidades da Força Aeroespacial Russa lançaram um foguete transportador de classe média Soyuz-2.1b com um satélite militar a bordo", disse o ministério, segundo a agência de notícias russa independente Interfax.

Nos últimos meses, a Rússia, que invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro, lançou vários satélites militares.

O último lançamento deste tipo ocorreu em 02 de novembro.

Em outubro, o Kremlin colocou em órbita três satélites militares, um no dia 15 e os outros dois no 22, lançados, respetivamente, com foguetes cargueiros Angará e Soyuz-2.1b, além de um satélite de navegação Glonass-K, também controlado pelo Ministério da Defesa.

Outro satélite militar, Cosmos-2558, também foi colocado em órbita em agosto, após lançamentos de outros equipamentos de comunicações, navegações e militares em março, abril, maio e julho também controlados pela Força Aeroespacial Russa.

Leia Também: EUA avisam Rússia que responderão se os seus satélites forem atacados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório