Depois de as autoridades ucranianas indicarem que havia sinais de que as tropas russas se preparavam para deixar a central nuclear de Zaporíjia (Zaporizhzhia), a administração pró-russa de Enerhodar, a cidade ocupada mais próxima de Zaporíjia, veio dizer, esta segunda-feira, que a central continua sob controlo russo.
"Os media estão a espalhar ativamente falsidades de que a Rússia está supostamente a planear retirar-se de Enerhodar e deixar a central. Esta informação não é verdadeira", informou a administração através do Telegram, segundo cita a Reuters.
Recorde-se que, no domingo, o presidente da Energoatom, empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia, Petro Kotin, disse que "há sinais" de que as tropas russas se preparam para abandonar a central nuclear, que está ocupada desde março.
Tal como destaca a agência de notícias, muitos dos trabalhadores da central nuclear de Zaporíjia vivem na cidade vizinha de Enerhodar, que está sob ocupação russa desde os primeiros dias da invasão.
Recorde-se que a invasão russa à Ucrânia teve início a 24 de fevereiro, tendo sido condenada, desde então, pela comunidade internacional.
Leia Também: Ucrânia tem "sinais" de que russos se "preparam" para deixar Zaporíjia