Meteorologia

  • 05 FEVEREIRO 2023
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 18º

Russos negam retirada da central nuclear de Zaporíjia

Autoridades russas contrariam declarações feitas pela Ucrânia.

Russos negam retirada da central nuclear de Zaporíjia
Notícias ao Minuto

07:42 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Depois de as autoridades ucranianas indicarem que havia sinais de que as tropas russas se preparavam para deixar a central nuclear de Zaporíjia (Zaporizhzhia), a administração pró-russa de Enerhodar, a cidade ocupada mais próxima de Zaporíjia, veio dizer, esta segunda-feira, que a central continua sob controlo russo.

"Os media estão a espalhar ativamente falsidades de que a Rússia está supostamente a planear retirar-se de Enerhodar e deixar a central. Esta informação não é verdadeira", informou a administração através do Telegram, segundo cita a Reuters.

Recorde-se que, no domingo, o presidente da Energoatom, empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia, Petro Kotin, disse que "há sinais" de que as tropas russas se preparam para abandonar a central nuclear, que está ocupada desde março.

Tal como destaca a agência de notícias, muitos dos trabalhadores da central nuclear de Zaporíjia vivem na cidade vizinha de Enerhodar, que está sob ocupação russa desde os primeiros dias da invasão.

Recorde-se que a invasão russa à Ucrânia teve início a 24 de fevereiro, tendo sido condenada, desde então, pela comunidade internacional.

Leia Também: Ucrânia tem "sinais" de que russos se "preparam" para deixar Zaporíjia

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório