Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Governo do Canadá avança com plano para combater influência da China

O Governo do Canadá avançou no domingo com o novo plano estratégico para a região do Indo-Pacífico, que prevê um investimento de cerca de dois milhões de euros em segurança marítima, informática, e cooperação com os seus aliados regionais.

Governo do Canadá avança com plano para combater influência da China
Notícias ao Minuto

06:28 - 28/11/22 por Lusa

Mundo Diplomacia

De acordo com a agência de notícias Europa Press, o plano visa combater a influência da China, que o Canadá considera uma "potência cada vez mais disruptiva no panorama global".

"A emergência da China foi possibilitada pelas mesmas regras e normas internacionais que agora ignora cada vez mais", alerta o documento oficial, citado pela emissora pública do Canadá, CBC, e apresentado em parte pela ministra dos Negócios Estrangeiros do Canadá, Mélanie Joly.

Esta ascensão, defende o Governo canadiano, "teve um impacto enorme no Indo-Pacífico" e agora Pequim "tem a ambição de se tornar na potência líder na região", através de "grandes investimentos para consolidar a sua influência económica, diplomática e capacidades militares ofensivas".

"A China tenta moldar a ordem internacional num ambiente mais permissivo, para interesses e valores que divergem cada vez mais dos nossos", alerta o Canadá.

Leia Também: Bolsa de Hong Kong perde mais de 3% na abertura após protestos na China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório